1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Temos uma horta de plantas aromáticas há cerca de 4 anos. Criámos este ano letivo uma horta vertical. O processo iniciou-se em março com as sementeiras. Iremos fazer o transplante das plantas que brotaram em abril.
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Há o envolvimento de todas as áreas de conteúdo definidas para o pré escolar, numa visão holística do processo: conhecimento do mundo, expressão e comunicação, formação pessoal e social.
4.1. Como e com que frequência?
A horta foi construída com materiais reciclados, recolhidos pelas famílias, resultantes de desperdícios da construção (tubos do sistema de rega). As paletes velhas foram oferecidas por uma empresa de transportes dos pais de duas criança.
Sempre que possuem materiais resultantes de restos da confecção dos alimentos, enviam-nos para o jardim e são colocados no compostor.
Na hora do regresso a casa os pais gostam de ir com os seus filhos observar a evolução das plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Descoberta, motivação, registo gráfico/fotográfico/vídeo, expressão corporal, conhecimento, noções temporais, comunicação, observação, diferenciação de espécies ... responsabilidade, todos estes ingredientes e a percepção do porquê de alguns elementos como água e sua quantidade, luz solar e temperatura. Aprender novos vocábulos e conceitos científicos.Ser motivo de conversa e envolvimento da família no espaço escolar são exemplos mais do suficientes para que se possa perceber o impacto desta atividade que extravasa o espaço escolar.
Perceber que a comida que nos chega à mesa é fruto de muito trabalho, atenção, cuidado.
Perceber que existe vida dentro da terra minhocas, lesmas, bichos-de-conta e a influência desses animais. Perceber a importância das joaninhas no combate às pragas e dos pássaros.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Como é uma horta vertical não temos o problema das plantas infestantes. As regas são feitas pelas crianças que recolhem, em garrafas, a água da chuva do nosso reservatório/ colector e as despejam nos tubos de rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi o resultado de uma mistura de turfa da floresta, terra oferecida por uma empresa, cascas de ovos, e estrume curtido. Os materiais misturados foram colocados nos sacos que se encontravam dentro das paletes.
Adubo líquido, feito por nós, com cascas de banana, maçã, cenoura.... ao qual é acrescentado água. Fica em repouso por 3 dias. O líquido resultante (adubo) é misturado na água da rega.