5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Primeiro, nasceu a horta do 1º ciclo que teve alguns contratempos, nomeadamente a preparação de um canteiro que se revelou pouco sustentável devido às condições do próprio canteiro e pelo facto de não apanhar sol durante quase todo o dia. Depois optámos por alterar o local e semeámos diferentes espécies. Algumas não se desenvolveram, pensamos que por causa da terra. As dos canteiros desenvolveram-se bem. Os alunos estão muito felizes com a existência de um horta na escola e têm muita vontade de tratar dela. Para nós, professores é ainda difícil gerir de uma forma eficiente e mais organizada as idas à horta. Mas tentamos organizar grupos e distribuir tarefas: apanhar as folhas e ramos secos para o compostor, arrancar ervas daninhas, regar,...Como estamos a começar tudo de raíz ainda não se pode observar um grande impacto deste trabalho na comunidade, mas podemos referir que os pais aderiram muito bem à venda de chás para angariação de fundos para adquirir um compostor.
Na horta do Jardim de Infância tudo aconteceu mais depressa, pois adquiriram os vegetais já em plantas e têm crescido muito bem, em local com bastante exposição solar. Inicialmente as crianças mais pequenas tentavam arrancar as plantas, mas rapidamente se foram habituando e agora convivem pacificamente com a horta. Para as crianças mais crescidas do Jardim de Infância a horta foi muito significativa havendo alguns que se nomearam guardiões da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, visitamos a horta, arrancamos ervas daninhas, regamos, apanhamos folhas secas e paus para o compostor. Por termos pouca experiência neste género de situações, algumas culturas não se estão a desenvolver, por isso optámos por voltar a semear em sementeiras e por alargar a área das hortas a canteiros da escola que estavam apenas com ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
São os alunos que fazem a limpeza. Quanto à fertilização realizámos uma venda de chás embalados em frascos de vidro reutilizados e pintados pelos alunos e conseguimos comprar um compostor. Ainda não temos composto, pis é uma aquisição recente.