Colégio da Fonte Velha

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2017

2. Área aproximada da horta (m²)

2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

7

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Primeiro, nasceu a horta do 1º ciclo que teve alguns contratempos, nomeadamente a preparação de um canteiro que se revelou pouco sustentável devido às condições do próprio canteiro e pelo facto de não apanhar sol durante quase todo o dia. Depois optámos por alterar o local e semeámos diferentes espécies. Algumas não se desenvolveram, pensamos que por causa da terra. As dos canteiros desenvolveram-se bem. Os alunos estão muito felizes com a existência de um horta na escola e têm muita vontade de tratar dela. Para nós, professores é ainda difícil gerir de uma forma eficiente e mais organizada as idas à horta. Mas tentamos organizar grupos e distribuir tarefas: apanhar as folhas e ramos secos para o compostor, arrancar ervas daninhas, regar,...Como estamos a começar tudo de raíz ainda não se pode observar um grande impacto deste trabalho na comunidade, mas podemos referir que os pais aderiram muito bem à venda de chás para angariação de fundos para adquirir um compostor.
Na horta do Jardim de Infância tudo aconteceu mais depressa, pois adquiriram os vegetais já em plantas e têm crescido muito bem, em local com bastante exposição solar. Inicialmente as crianças mais pequenas tentavam arrancar as plantas, mas rapidamente se foram habituando e agora convivem pacificamente com a horta. Para as crianças mais crescidas do Jardim de Infância a horta foi muito significativa havendo alguns que se nomearam guardiões da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, visitamos a horta, arrancamos ervas daninhas, regamos, apanhamos folhas secas e paus para o compostor. Por termos pouca experiência neste género de situações, algumas culturas não se estão a desenvolver, por isso optámos por voltar a semear em sementeiras e por alargar a área das hortas a canteiros da escola que estavam apenas com ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

São os alunos que fazem a limpeza. Quanto à fertilização realizámos uma venda de chás embalados em frascos de vidro reutilizados e pintados pelos alunos e conseguimos comprar um compostor. Ainda não temos composto, pis é uma aquisição recente.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas e caroços de fruta e legumes, folhas e ramos secos, borras de café, relva cortada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijões, tomate cereja, salva, lentilhas, alhos, abóborinha, (no 1º CIclo)
Alfaces, berinjela, hortelã, cebolas, rabanetes, milho, cenouras... (Jardim de Infância)

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Reaproveitámos garrafões de água para armazenar a água da chuva, mas precisamos de ter um sistema mais sustentável.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não,ainda não temos informação sobre este assunto

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas que comeram as couves. Não fizemos nada, pois ainda não sabemos como combatê-las

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As alfaces e rabanetes do Jardim de Infância já permitiram fazer saladas para os alunos comerem durante o almoço.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Colégio da Fonte Velha

avatar

Professor coordenador da horta: Joana Rita Bandeira da Conceição