8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi feito no início do ano letivo compostagem animal (cabra e galinhas) e vegetal (casca de pinheiro e borra de café).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na nossa horta já havia de anos transatos alecrim a espinafres (os quais mantivemos), este ano apostamos em ervas condimentares e aromáticas assim como algumas flores de modo a facilitar a polinização. As culturas por nós instaladas foram: erva-cidreira; hortelã-pimenta; hortelã de maçã; menta; hortelã lima-limão; hortelã de chocolate; hortelã de leite; hortelã balsamita; caninha; canela branca; alho-porro; macela; milefólio; artemísia; salsa; segurelha de limão e orégãos. As flores escolhidas foram as singelas maravilhas, colocadas estrategicamente na entrada da nossa horta dando-lhe um ar mais convidativo e uma vez que são flores que necessitam de pouco sol, sendo essa uma caraterística desse espaço, além de florirem várias vezes ao ano.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega está incluída na organização e manutenção da horta como já foi descrito no ponto 6, sendo que tudo é reestruturado tendo em conta as condições climatéricas. Habitualmente esta é regada à segunda, quarta e sexta-feira, mas nos dias de mais calor as crianças chegam a regá-la todos os dias, muitas vezes isto acontece ao final do dia quando as crianças estão no parque à espera dos seus pais, esta preocupação muitas vezes já parte das próprias crianças. Por vezes e em dias mais chuvosos tal ação não é necessária, sendo que a posterior preocupação é em mondar o espaço para que as nossas plantas possam crescer. Como já mencionado anteriormente, este é um trabalho de grupo em que a excelente comunicação entre os envolvidos faz com que tudo isto seja possível.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, esta é feita pelo jardineiro da nossa Instituição que tem sempre especial cuidado e atenção em fazer a monitorização da mesma (mensalmente)
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Ao longo deste ano letivo foram diversas as atividades que se realizaram em torno da nossa horta, de referir que nas festividades como dia da mãe e dia da família foi servido chá com ervas da nossa horta aos papás e avós das nossas crianças, também em diversos momentos foi confecionado chá com as próprias crianças, quente ou frio e as mesmas adoraram! Na semana que celebramos o dia da água e o dia da árvore intitulamos de “Semana Verde” em que pusemos na entrada do nosso infantário, à disposição de todos, produtos da nossa horta para que pudessem levar para casa. As crianças por diversas vezes apanharam espinafres e entregaram à nossa cozinheira para a confeção da sopa. Foi feito um concurso de espantalhos em que os pais livremente puderam participar, tendo inclusive direito a diversos prémios todos eles patrocinados, no dia da árvore as crianças plantaram árvores de fruto no jardim da nossa escola e todos eles levaram para casa um dragoeiro, além de outras atividades desenvolvidas pelas educadoras nas suas respetivas salas.
15. Outros aspetos de realce da horta
De realçar que tendo em conta que nem sempre é possível as crianças irem à horta, maioritariamente devido às condições climatéricas (principalmente outono e inverno) foram criados “cantinhos verdes” em todas as salas, ou seja, todos têm uma planta aromática num vaso em que diariamente têm de cuidar, de modo a incutir nas crianças o sentido de responsabilidade e também para que possam acompanhar mais afincadamente o seu desenvolvimento.