Infantário o Principezinho

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que o Infantário abriu, ou seja, à aproximadamente oito anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 18m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

12

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Pelo menos duas vezes por período as famílias são envolvidas. Nas festividades é feito chá para as crianças e adultos com ervas aromáticas, as decorações e arranjos são feitos muitas vezes com plantas da nossa horta. Sempre que possível as crianças e adultos apanham ervas e plantas e estas são colocadas na entrada do nosso infantário para que as famílias possam levar para casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Tendo em conta a tenra idade das crianças os nossos principais objetivos são a sensibilização para as práticas de sustentabilidade assim como a aprendizagem de conceitos como plantar, semear, regar e mondar. Educando para a preservação dos espaços verdes e o respeito pelo meio ambiente. Na nossa comunidade escolar muitas são as partilhas de saberes acerca das plantas existentes e sendo estas maioritariamente condimentares e aromáticas existe sempre a curiosidade, "para que serve?"; "é bom para acompanhar carne ou peixe?", entre muitos outros, claro. A envolvência da comunidade escolar em certos casos foi tão positiva que levou a que algumas funcionárias criassem os seus próprios cantinhos verdes em suas casas e fizessem partilha de ervas e outras plantas entre colegas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas é feita através de uma tabela em que nela estão descritas as funções e quem as executa. Todas as salas envolvidas possuem uma cópia da mesma com os nomes das crianças para que possam “descarregar” as mesmas aquando das atividades em pequeno grupo, de modo a que todos tenham uma participação ativa na manutenção e gestão da mesma. Claro que esta tabela é flexível e o grupo tem autonomia para adaptar a sua atuação perante adversidades, como o estado do tempo e/ou outras atividades em que estejam envolvidos no momento. A comunicação entre os envolvidos é o ponto fulcral para a excelente evolução da nossa horta, principalmente no que diz respeito à rega, ao arejamento do solo e à apanha das ervas daninhas. Deste modo as culturas por nós instaladas além de se adaptarem muito bem cresceram satisfatoriamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Estas são feitas sempre que necessário.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi feito no início do ano letivo compostagem animal (cabra e galinhas) e vegetal (casca de pinheiro e borra de café).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta já havia de anos transatos alecrim a espinafres (os quais mantivemos), este ano apostamos em ervas condimentares e aromáticas assim como algumas flores de modo a facilitar a polinização. As culturas por nós instaladas foram: erva-cidreira; hortelã-pimenta; hortelã de maçã; menta; hortelã lima-limão; hortelã de chocolate; hortelã de leite; hortelã balsamita; caninha; canela branca; alho-porro; macela; milefólio; artemísia; salsa; segurelha de limão e orégãos. As flores escolhidas foram as singelas maravilhas, colocadas estrategicamente na entrada da nossa horta dando-lhe um ar mais convidativo e uma vez que são flores que necessitam de pouco sol, sendo essa uma caraterística desse espaço, além de florirem várias vezes ao ano.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega está incluída na organização e manutenção da horta como já foi descrito no ponto 6, sendo que tudo é reestruturado tendo em conta as condições climatéricas. Habitualmente esta é regada à segunda, quarta e sexta-feira, mas nos dias de mais calor as crianças chegam a regá-la todos os dias, muitas vezes isto acontece ao final do dia quando as crianças estão no parque à espera dos seus pais, esta preocupação muitas vezes já parte das próprias crianças. Por vezes e em dias mais chuvosos tal ação não é necessária, sendo que a posterior preocupação é em mondar o espaço para que as nossas plantas possam crescer. Como já mencionado anteriormente, este é um trabalho de grupo em que a excelente comunicação entre os envolvidos faz com que tudo isto seja possível.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, esta é feita pelo jardineiro da nossa Instituição que tem sempre especial cuidado e atenção em fazer a monitorização da mesma (mensalmente)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Ao longo deste ano letivo foram diversas as atividades que se realizaram em torno da nossa horta, de referir que nas festividades como dia da mãe e dia da família foi servido chá com ervas da nossa horta aos papás e avós das nossas crianças, também em diversos momentos foi confecionado chá com as próprias crianças, quente ou frio e as mesmas adoraram! Na semana que celebramos o dia da água e o dia da árvore intitulamos de “Semana Verde” em que pusemos na entrada do nosso infantário, à disposição de todos, produtos da nossa horta para que pudessem levar para casa. As crianças por diversas vezes apanharam espinafres e entregaram à nossa cozinheira para a confeção da sopa. Foi feito um concurso de espantalhos em que os pais livremente puderam participar, tendo inclusive direito a diversos prémios todos eles patrocinados, no dia da árvore as crianças plantaram árvores de fruto no jardim da nossa escola e todos eles levaram para casa um dragoeiro, além de outras atividades desenvolvidas pelas educadoras nas suas respetivas salas.

15. Outros aspetos de realce da horta

De realçar que tendo em conta que nem sempre é possível as crianças irem à horta, maioritariamente devido às condições climatéricas (principalmente outono e inverno) foram criados “cantinhos verdes” em todas as salas, ou seja, todos têm uma planta aromática num vaso em que diariamente têm de cuidar, de modo a incutir nas crianças o sentido de responsabilidade e também para que possam acompanhar mais afincadamente o seu desenvolvimento.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Infantário o Principezinho

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Professor coordenador da horta: Carla Patrícia Teixeira Alves Castro