Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2014

2. Área aproximada da horta (m²)

36m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Transdisciplinar

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Na horta podemos afirmar que, relativamente à participação das famílias, é uma " família alargada" envolve a comunidade. Passamos a especificar: na preparação do terreno foi solicitada a colaboração de técnico da Direção Regional da Agricultura biológica para elucidação dos procedimentos a adotar na prática de agricultura de âmbito biológico. Atendendo ao interesse despertado nos participantes e ao nosso propósito de alargar a divulgação na comunidade foi realizada ação de sensibilização com a temática da agricultura biológica. A elaboração das sebes contou com a participação de um trabalhador do programa de emprego POS ( programa ocupacional para seniores) afeto à instituição e que num trabalho colaborativo com os seniores que integram o centro de convívio concretizaram as sebes a partir da reutilização de paletes. Há um caderno de campo de cada grupo de trabalho no qual fica registado toda a atividade desenvolvida. Há ainda, vários contributos da "família alargada" cedência de sementes e restos de alimentos para a compostagem.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Visitas e incentivo a criar hortas biológicas “caseiras”.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem 5 grupos de trabalho, organizados por diferentes tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cavar e misturar na terra o composto da vermicompostagem.
Limpeza quinzenal de ervas invasoras.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Vermicompostagem utilização de minhocas: restos de alimentos (legumes, frutas, cascas de ovos…), folhas do jardim, jornais com o contributo dos participantes no Centro e da comunidae envolvente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebola, ervas de chá, ervas de tempero, cana-de-açúcar, milho, trigo, couves, batata-doce e aboboreira

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água de rega é gerida tendo sempre como propósito, " a poupança" , combate ao desperdicío. É utilizada a água do reservatório de recolha da água da chuva, através de Balde/regador e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que se justifica; não há uma periodicidade pré estabelecida. Há observação direta e ação, sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de sandes saudáveis, nos lanches do Centro de Convívio - Da horta para a mesa- infusão com as ervas, sopas. Ainda de âmbito pedagógico- ações de sensibilização , agricultura em modo biológico, compostagem e visitas guiadas à horta pelas crianças da escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

Necessidade de obter alimentos frescos produzidos com base numa agricultura biológica para apoiar as refeições confecionadas na instituição, como por exemplo: sandes saudáveis com alface e tomate.
Proporcionar uma alimentação saudável, desenvolver a vermicompostagem, organização do espaço, sebes com reutilização de paletes.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena

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Professor coordenador da horta: Laura Marina Calaça de Sousa / Maria Fátima Belo Alves