Externato Infantil e Primário - O Beiral

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta da Escola Beiral existe desde a sua fundação em 1948. Desde setembro de 2014, as atividades de horta fazem parte do currículo obrigatório da escola.

2. Área aproximada da horta (m²)

310m2 distribuída por dois setores.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Português e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

240

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

11

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sim, dado que os alunos levam frequentemente para casa produtos colhidos por eles na horta da escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos da horta são, sempre que possível, colhidos e levados para a cozinha da escola onde são confecionados para o almoço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Embora haja um planeamento de distribuição de culturas hortícolas por ano escolar (1º - culturas de folhas, 2º - cultura de sementes, 3º - culturas de fruto, 4º culturas que se desenvolvem subterraneamente) todos os alunos executam as tarefas que forem precisas na horta ou jardim na semana e hora a que têm “horta”.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita por cava manual e uma vez por ano, dada a grande área da horta, é feita uma mobilização com motoenxada. Esta tarefa é efetuada pelo jardineiro embora muitos alunos mais velhos gostem de experimentar a enxada manual.
A monda é efetuada pelos alunos, manualmente ou com pequenos sachos.
Na horta, a fertilização de fundo é exclusivamente efetuada por incorporação de composto obtido na escola. A fertilização de cobertura é feita por rega de chorume de urtigas preparado na escola pelos alunos, tendo em atenção o estado e o tipo de culturas.
Os alunos tomam conhecimento e aplicam técnicas de proteção das plantas tais como cobertura de solo com materiais plásticos e naturais (avaliando vantagens e inconvenientes), pequenos túneis e cobertura direta das plantas com manta térmica.
É feita uma análise de solo no início de cada ano letivo, aprendendo os alunos a preparar uma amostra para análise e sendo sensibilizados para a sua importância.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola tem uma grande área arborizada e ajardinada com elevada quantidade de resíduos que são todos utilizados em compostagem. A escola dispõe de uma máquina trituradora que utiliza com os alunos. Os ramos mais grossos de podas são cortados e oferecidos para lenha aos funcionários da escola ou para pais que os solicitem.
Os resíduos orgânicos provenientes da cozinha e da sala de almoços são recolhidos por entidade externa para compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Por ano letivo tenta-se instalar o maior número de culturas hortícolas para que haja uma perceção do ciclo de vida de cada planta (plantas cujo ciclo demora 1 mês ou plantas que demoram 6 meses).
No ano letivo 2016/2017 já foram instaladas ou estão em preparação em viveiro as culturas de: alface, couve portuguesa (como tradição da consoada de Natal todos os alunos levam uma para casa), nabiças, ervilha, fava, feijão, milho doce, tomate, cebola, alho, nabo e beterraba. Até ao final do ano serão ainda implantadas as culturas de primavera/verão como batata, alho francês, curgete, pepino, melão, melancia e abóbora, E ainda as seguintes plantas aromáticas: manjericão, tomilho, orégãos, manjerona, alfazema, cebolinho, sálvia, erva do caril, limonete, hortelã e erva cidreira.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada manualmente com mangueira sendo uma das atividades preferidas dos alunos em tempo de verão. A água utilizada é de poço próprio.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos os alunos se habituaram, sempre que entram na horta, a estar alerta para a ocorrência de qualquer praga ou doença. Semanalmente, os alunos observam atentamente as culturas nomeadamente as suas folhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Quanto a pragas, foi detetado um ataque elevado de lagarta da couve em outubro/novembro 2016. Não foi eficaz o combate manual quer na remoção de ovos quer na limpeza das lagartas pelos alunos pelo que foi utilizado o "Bacillus thuringiensis" com resultados excelentes (a aplicação foi efetuada pelo jardineiro embora todos os alunos tenham tido conhecimento e lhes fosse explicado como atua o bacillus).
Relativamente a doenças não houve ocorrências.
De referir que o principal desgaste ocorrido na horta deve-se à enorme quantidade de coelhos que existem em Monsanto e que sempre que podem "atacam" a horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No final do ano letivo, aproveitando um evento denominado “Festa das Famílias” é organizado pelos alunos (do 4º ano) um mercado “Feira de Jardinagem” onde são vendidos não só os produtos da horta (colhidos, preparados e embalados pelos alunos) como muitas plantas envasadas de aromáticas e ornamentais. Estas plantas são obtidas a partir de sementes e estacas preparadas por todos os alunos ao longo do ano letivo a partir das plantas do jardim da escola. As sementes (especialmente de plantas aromáticas) são recolhidas, limpas, secas, armazenadas e posteriormente semeadas em época apropriada.
A quase totalidade dos alimentos produzidos na horta destinam-se à cozinha da escola onde são preparados. Sempre que oportuno são os alunos a cozinhar. Como exemplo podemos referir: preparação da salada (lavagem e corte de folhas de alface – pré-escolar); preparação de folhas para caldo verde; com as laranjas fazem-se sumos, tortas de laranja e casca de laranja cristalizada e ainda doce de laranja com as mais amargas; com os abacates prepara-se guacamole; com os pimentos bem vermelhos uma massa de pimentão usada para temperar a carne assada; com as uvas uma geleia; ainda da horta prepara-se um bolo de curgete; mas o maior sucesso são os biscoitos de alfazema.

15. Outros aspetos de realce da horta

A escola tem também um pequeno abrigo com cobertura de PE montado pelos alunos há 2 anos. É utilizado como viveiro para sementeiras e estacarias. Os alunos gostam de verificar a temperatura e a humidade dentro do abrigo.
A substituição da cobertura foi feita pelos alunos incluindo todos os cálculos inerentes. Foi reutilizado um filme de PE usado para proteger o chão durante a preparação do presépio de Natal na escola.
Está em curso uma recolha de garrafas de água para que se possa começar a cobrir o abrigo com este material reciclado. A conceção é da autoria dos alunos.

15.1. Link para a página da horta

escolabeiral.com/atividades/ciencias da natureza

 

Publicado por: Externato Infantil e Primário - O Beiral

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Paula Barreto Loja da Silva Simões