8.1. Se sim, como e com que materiais?
A escola tem uma grande área arborizada e ajardinada com elevada quantidade de resíduos que são todos utilizados em compostagem. A escola dispõe de uma máquina trituradora que utiliza com os alunos. Os ramos mais grossos de podas são cortados e oferecidos para lenha aos funcionários da escola ou para pais que os solicitem.
Os resíduos orgânicos provenientes da cozinha e da sala de almoços são recolhidos por entidade externa para compostagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Por ano letivo tenta-se instalar o maior número de culturas hortícolas para que haja uma perceção do ciclo de vida de cada planta (plantas cujo ciclo demora 1 mês ou plantas que demoram 6 meses).
No ano letivo 2016/2017 já foram instaladas ou estão em preparação em viveiro as culturas de: alface, couve portuguesa (como tradição da consoada de Natal todos os alunos levam uma para casa), nabiças, ervilha, fava, feijão, milho doce, tomate, cebola, alho, nabo e beterraba. Até ao final do ano serão ainda implantadas as culturas de primavera/verão como batata, alho francês, curgete, pepino, melão, melancia e abóbora, E ainda as seguintes plantas aromáticas: manjericão, tomilho, orégãos, manjerona, alfazema, cebolinho, sálvia, erva do caril, limonete, hortelã e erva cidreira.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é efetuada manualmente com mangueira sendo uma das atividades preferidas dos alunos em tempo de verão. A água utilizada é de poço próprio.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todos os alunos se habituaram, sempre que entram na horta, a estar alerta para a ocorrência de qualquer praga ou doença. Semanalmente, os alunos observam atentamente as culturas nomeadamente as suas folhas.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Quanto a pragas, foi detetado um ataque elevado de lagarta da couve em outubro/novembro 2016. Não foi eficaz o combate manual quer na remoção de ovos quer na limpeza das lagartas pelos alunos pelo que foi utilizado o "Bacillus thuringiensis" com resultados excelentes (a aplicação foi efetuada pelo jardineiro embora todos os alunos tenham tido conhecimento e lhes fosse explicado como atua o bacillus).
Relativamente a doenças não houve ocorrências.
De referir que o principal desgaste ocorrido na horta deve-se à enorme quantidade de coelhos que existem em Monsanto e que sempre que podem "atacam" a horta.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
No final do ano letivo, aproveitando um evento denominado “Festa das Famílias” é organizado pelos alunos (do 4º ano) um mercado “Feira de Jardinagem” onde são vendidos não só os produtos da horta (colhidos, preparados e embalados pelos alunos) como muitas plantas envasadas de aromáticas e ornamentais. Estas plantas são obtidas a partir de sementes e estacas preparadas por todos os alunos ao longo do ano letivo a partir das plantas do jardim da escola. As sementes (especialmente de plantas aromáticas) são recolhidas, limpas, secas, armazenadas e posteriormente semeadas em época apropriada.
A quase totalidade dos alimentos produzidos na horta destinam-se à cozinha da escola onde são preparados. Sempre que oportuno são os alunos a cozinhar. Como exemplo podemos referir: preparação da salada (lavagem e corte de folhas de alface – pré-escolar); preparação de folhas para caldo verde; com as laranjas fazem-se sumos, tortas de laranja e casca de laranja cristalizada e ainda doce de laranja com as mais amargas; com os abacates prepara-se guacamole; com os pimentos bem vermelhos uma massa de pimentão usada para temperar a carne assada; com as uvas uma geleia; ainda da horta prepara-se um bolo de curgete; mas o maior sucesso são os biscoitos de alfazema.
15. Outros aspetos de realce da horta
A escola tem também um pequeno abrigo com cobertura de PE montado pelos alunos há 2 anos. É utilizado como viveiro para sementeiras e estacarias. Os alunos gostam de verificar a temperatura e a humidade dentro do abrigo.
A substituição da cobertura foi feita pelos alunos incluindo todos os cálculos inerentes. Foi reutilizado um filme de PE usado para proteger o chão durante a preparação do presépio de Natal na escola.
Está em curso uma recolha de garrafas de água para que se possa começar a cobrir o abrigo com este material reciclado. A conceção é da autoria dos alunos.
15.1. Link para a página da horta
escolabeiral.com/atividades/ciencias da natureza