3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Unidade de Ensino Estruturado (Currículo Específico Individual, D.L.R. nº 33/2009/M) e Geografia (Ensino Básico e Secundário).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
1- Criação de um espaço onde os alunos da Unidade de Ensino Estruturado possam desenvolver atividades de cariz funcional, com o objetivo de promover a autonomia pessoal e social, aumentar a responsabilidade, adquirir hábitos de trabalho e competências que podem ser úteis para a sua vida pós-escolar, contribuindo também para a inclusão destes na vida ativa na comunidade onde estão inseridos;
2- Criar um espaço na horta onde possam ser experimentadas técnicas referentes à agricultura biológica;
3- Sensibilizar para uma alimentação saudável, para a preservação dos recursos naturais, solos e biodiversidade;
4- Promover um espaço de aprendizagem e de lazer para toda a comunidade educativa.
5- Divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos e comunidade educativa sobre a agricultura biológica na Bio-Horta da Escola, através da participação em concursos Nacionais e Regionais ( "Hortas-Bio 2017", promovido pela ABAE e "Uma Escola, um jardim 2017, categoria Bio-Horta grande, promovido pela Câmara Municipal do Funchal). No concurso "Uma Escola, um jardim 2017, categoria Bio-Horta grande" a Bio-Horta foi premiada com o 2º lugar, no dia 06-06-2017).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção e a repartição de tarefas é realizada de acordo com a disponibilidade dos alunos, as suas competências e os seus interesses. Tem se em conta também as condições climatéricas e o evoluir das culturas e controlo das ervas infestantes.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Inicialmente é arada a terra. É feita a monda e o enriquecimento da terra com material orgânico proveniente da compostagem. Finalmente é realizada a sementeira.