8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas e flores secas do jardim, cascas de fruta, essencialmente.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Tentou-se diversificar um pouco a plantação, para enriquecer o conhecimento das crianças: semearam-se cebolas, ervilhas e batatas ;plantaram-se plantas de batata doce, alface, couve ,tomate, espinafres, curgetes, alho francês, pepinos, pimentos, couve alta, couve flor e couve roxa, morangueiros.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Ainda temos um problema com a ligação da águas pluviais. Aguardamos a colaboração da C. M. Águeda.
A água da chuva ainda é recolhida com meios precários. As crianças utilizam o regador.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Felizmente não tem havido pragas. Utilizamos também as flores e plantas aromáticas para equilíbrio ambiental. A vigilância é assídua, pois quando se utiliza o compostor, observa-se a horta. Entre as famílias da escola temos uma engenheira agrónoma que nos vai dando algumas orientações.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Este ano a plantação de morangueiros não está a dar o resultado espectável.
Mesmo assim as crianças já fizeram a a sua salada de alface e aguardam ansiosamente o amadurecimento dos tomates.
15. Outros aspetos de realce da horta
As crianças gostam de observar o crescimento e desenvolvimento das plantas. São mais sensíveis à natureza e acompanham ansiosamente o amadurecimento dos frutos. Tivemos a oportunidade de ter o apoio de uma Bióloga da CM de Águeda que nos proporcionou uma ação de formação e sensibilização sobre a Biodiversidade que nos permitiu entender melhor a presença de alguns pequenos animais (insetos e rastejantes essencialmente) e sua importância para o equilíbrio da natureza.