Centro Infantil da Côxa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta encontra-se repartida por dois canteiros perfazendo no total uma área de 10 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Não aplicável

3.3. N.º de alunos envolvidos

57

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem com o fornecimento de sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta permitiu às crianças acompanhar todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira, rega, transplante, colheita.
Relativamente à comunidade, estas mini-hortas poderão servir como exemplo a seguir em casa, mesmo quando não existe muito espaço disponível.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta obedece a um plano semanal, ficando cada uma das salas encarregue dessa tarefa uma vez por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar as sementeiras e plantações, o solo foi preparado através da remoção das ervas que o cobriam e da mobilização do mesmo, promovendo a circulação de ar e a infiltração da água.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos colocados na pilha de compostagem são depositados em camadas alternadas de verdes e castanhos. Os resíduos verdes provêm essencialmente de restos de legumes e frutas da cantina e aparas de relva fresca, enquanto que os resíduos castanhos são constituídos por folhas e ramos secos e aparas de relva seca. São ainda colocadas no compostor, todas as ervas daninhas resultantes da monda das culturas das mini-hortas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações de hortícolas foram tomate/alface/feijão/alho-francês.
Foram instaladas também associações de hortícolas com plantas aromáticas, já que estas libertam moléculas bioquímicas com propriedades germicidas e repelentes.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada utilizando a água das chuvas que é recolhida em recipientes de plástico reutilizados. Quando esta não está disponível em quantidade suficiente, recorre-se à água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação diária da horta por parte das crianças, educadoras e auxiliares de educação.
O controlo de pragas é efetuado mediante a presença de ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes de pragas. Foram ainda colocadas caixas ninho, para atrair para a área da horta, aves insectívoras que poderão contribuir para a eliminação de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As hortícolas obtidas servirão para a confeção de saladas e as ervas aromáticas para temperar alguns pratos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Centro Infantil da Côxa

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Professor coordenador da horta: Maria Teresa