EB2,3/S Aquilino Ribeiro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Oferta complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas em duas fases distintas. No inicio tivemos dois encarregados de educação que se disponibilizaram com maquinas próprias, em vir remexer/preparar o terreno. De seguida, foi solicitado aos pais a colaboração com a oferta de algo para plantar/semear na horta, havendo uma oferta significativa pelos mesmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta serviu para que os alunos pudessem ter um contacto mais próximo com a natureza, desenvolvendo competências de sensibilização da evolução dos alimentos ali instalados. De salientar, que este impacto, foi reforçado com ações para todas as turmas, sobre Agricultura Biológica. O maior impacto que nós verificamos, foi a entrega absoluta de alguns alunos problemáticos, surpreendendo quem com eles trabalha diariamente, num outro contexto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente os alunos (mediante disponibilidade dos mesmos), iam com o professor e o aluno responsável pela horta pedagógica, arrancar ervas daninhas que pudessem obstruir e dificultar o crescimento das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial, os alunos, tiveram uma entrega ativa na preparação do solo. Começaram por arejar o terreno, arrancando ervas que ali tinham nascido e recolher pedras e paus também existentes neste espaço. Era um espaço não utilizado à muito tempo, por isso tivemos alguma dificuldade em remexer o terreno. Após varias tentativas junto do município, de nos poderem auxiliar com maquinaria própria, todas sem resposta, tivemos a "boa vontade" dos encarregado de educação, que se disponibilizaram logo para nos ajudar, tendo lavrado o terreno. Numa fase seguinte e com outro grupo de alunos, procedemos a organização dos espaço de cultivo.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomate, pepino, pimentos, courgete, cenoura, beterraba, alho francês, beringela, melão, meloa, melancia, abóbora, couve, morangos e salsa

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é por aspersores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi feita monitorização de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram realizadas ações sobre agricultura biológica e compostagem aos alunos do 5º e 6º ano, em parceria com a Confederação dos Agricultores de Portugal. Os alimentos colhidos da horta, foram para o bar dos professores, onde diariamente são vendidas refeições. O dinheiro que é feito, serve para suportar os pequenos almoços a alunos carenciados.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB2,3/S Aquilino Ribeiro

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Professor coordenador da horta: Pedro Costa