8.1. Se sim, como e com que materiais?
2 compostores oferecidos ela AmbiSousa: colocam-se os resíduos orgânicos em camadas alternadas de verdes e castanhos, revolvem-se semanalmente e quando estão dias sucessivos muito quentes rega-se aspergindo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervilhas, tomates, pimentos, alfaces, rúcula, courgete, brócolos, feijão-verde, cebola, cenoura, batata, batata-doce, alhos, abóboras, repolho, salsa, tomilho, alecrim, oregãos, maracujás, morangos, amoreira, physalias, couves, pepinos e espinafres.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Assim que entra, pelas 7:30h, a auxiliar procede à rega com mangueira.
Quando há água da chuva ela é usada pelos alunos da UEE na rega de floreiras.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, de quinze em quinze dias, os alunos são alertados para procurar alterações nas folhas, na cor e forma. è feita a remoção de folhas velhas para o compostor e procurados ovos e/ou larvas de lagartas.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Piolho preto e lagarta verde da couve. O piolho com infusão de urtiga e a lagarta com uma solução de água, sal, sabão.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Entrega dos produtos no bar da escola para a preparação de sopa e salada.
15. Outros aspetos de realce da horta
A amoreira é usada para a criação do bico-da-seda. Estes servem para mostrar aos alunos do 5º ano a metamorfose do inseto (um dos conteúdos do programa de CN) mas também para a docente de apoio a CN laboratoriais um projeto do AEV que faz a articulação semanal com o 1º ciclo.