Escola Básica de Rates

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Matemática, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

AS famílias foram envolvidas sempre que solicitadas. Este envolvimento traduziu-se, essencialmente, na disponibilização de sementes e plantas para a nossa horta. Para além disso, temos também a referir os conhecimentos de produção agrícola, transmitidos através dos familiares de alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aprendizagem na área agrícola a como futuro profissional ou área complementar.
Instalação de hortas biológicas particulares em casa.
Mercados com a produção agrícola junto da comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As culturas na horta estão organizadas em canteiros, valas e linhas para melhor gestão; as tarefas são rotativas e desenvolvidas em grupos pelos alunos envolvidos; e a manutenção da horta é feita segundo um calendário cultural.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mediante a análise prévia do solo, é determinada a quantidade de compostagem/adubo orgânico e corretor de acidez (recomendado em AB) a aplicar em função da cultura a instalar. A sua incorporação ao solo é feita através da mobilização manual ou mecânica do solo recorrendo a enxada e moto-enxada respetivamente.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita a compostagem em pilha na escola e em compostor de plástico gentilmente cedido pela LIPOR. Utilizam-se materiais castanhos (folhas secas, lenha de poda…) e materiais verdes (resíduos urbanos, borras de café, detritos vegetais verdes e relva fresca). Os materiais são recortados em pequenos fragmentos e colocados em camadas iniciando-se pelos castanhos. São controlados a temperatura, a humidade e o arejamento durante o processo de fermentação até obter o composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve-penca, couve-coração, morangueiros, alface, mirtilos, framboesa, beterraba, alho francês, curgete, tomate, feijão-verde, brócolos, espinafres, cebolinho, salsa, coentros, erva-cidreira, alfazema, alecrim, caril e limonete.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

13. Rega gota a gota nos morangueiros; rega por alagamento.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização foi sempre feita através de observação direta e indireta através de armadilhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

16. Troca regular na escola dos produtos agrícolas obtidos na horta; transformação de produtos agrícolas (compotas, bolos e bolachas).

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Rates

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Campos Costa