8.1. Se sim, como e com que materiais?
É feita a compostagem em pilha na escola e em compostor de plástico gentilmente cedido pela LIPOR. Utilizam-se materiais castanhos (folhas secas, lenha de poda…) e materiais verdes (resíduos urbanos, borras de café, detritos vegetais verdes e relva fresca). Os materiais são recortados em pequenos fragmentos e colocados em camadas iniciando-se pelos castanhos. São controlados a temperatura, a humidade e o arejamento durante o processo de fermentação até obter o composto.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve-penca, couve-coração, morangueiros, alface, mirtilos, framboesa, beterraba, alho francês, curgete, tomate, feijão-verde, brócolos, espinafres, cebolinho, salsa, coentros, erva-cidreira, alfazema, alecrim, caril e limonete.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
13. Rega gota a gota nos morangueiros; rega por alagamento.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização foi sempre feita através de observação direta e indireta através de armadilhas.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
16. Troca regular na escola dos produtos agrícolas obtidos na horta; transformação de produtos agrícolas (compotas, bolos e bolachas).