Escola EBI de Ponta da Garça

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o início do presente ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem aproximadamente 90m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4 Professores (Paulo dos Santos, Pedro Oliveira, Paulino Pereira e Sandra Gomes).

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Nas áreas curriculares disciplinares de Educação Artística e Tecnológica, Conhecimento do Meio e Projeto Formativo.

3.3. N.º de alunos envolvidos

23

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1 Assistente Operacional

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez que a maioria das famílias dos discentes se encontra ligada à agricultura e lavoura,
foi-lhes possível um envolvimento ao nível da disponibilização de sementes, plantio e fertilizante de origem animal. É de salientar que o fertilizante de origem animal foi transportado até à horta através de uma carrinha conduzida por um Encarregado de Educação.
Os Encarregados de Educação têm demonstrado um grande espírito de entreajuda e colaboração, na medida em que, algumas vezes, são os próprios a tomarem a iniciativa, tal como descrito anteriormente no transporte de fertilizante e disponibilização de algumas sementes e plantio de hortícolas. Assim, para além das autoiniciativas, os Encarregados de Educação também se envolvem e colaboram sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os Professores, alunos e outros elementos da Comunidade Educativa reconhecem e dão valor à horta. Os alunos apresentam motivação e muito interesse em tratar/cuidar da horta, bem como orgulho. Atendendo à qualidade dos produtos cultivados na horta biológica e aos seus benefícios ao nível da saúde, os alunos têm tido muitas solicitações para a venda destes produtos na comunidade escolar. O entusiasmo dos alunos tem levado a que alguns deles ambicionem futuramente, abraçar um projeto onde possam cultivar e vender os seus próprios produtos agrícolas biológicos. É de salientar que, muitas vezes, são os próprios alunos a tomarem a iniciativa, como por exemplo na construção do compostor, pequenas estufas e produção de chorume.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na turma de Transição para a Vida Ativa – Despiste de Orientação Vocacional - C (TVA-DOV C), de uma forma geral, a manutenção da horta é realizada nas áreas curriculares disciplinares de Educação Artística e Tecnológica, Conhecimento do Meio, em 2 tempos de 90 minutos semanais. Na turma de Transição para a Vida Ativa – Despiste de Orientação Vocacional – A (TVA-DOV – A), são dedicados 2 tempos semanais de 45 minutos. Na turma Oportunidade Pré-Profissionalizante (OPP), são dedicados 5 tempos semanais de 45 minutos, na área curricular disciplinar de Projeto Formativo. Devido ao entusiasmo e às várias solicitações por parte dos alunos, algumas vezes são realizadas tarefas no horário de outras áreas curriculares disciplinares. Desta forma, tem sido possível a realização de momentos de interdisciplinaridade, em que, na área curricular disciplinar de Matemática, se recolhem medidas para a construção de vedações e de outros materiais, pesagem e contagem dos produtos hortícolas e, na área curricular disciplinar de Português, desenvolve-se a descrição e planeamento das tarefas realizadas e a realizar na horta. Na área curricular disciplinar de Ciências Sociais e Humanas, são explorados os conteúdos da agricultura biológica e dos seus fatores condicionantes; na área curricular disciplinar de Ciências Físicas e Naturais, são abordados os conteúdos relativos ao solo e seu Ph, desenvolvimento de plantas e a água.
Relativamente à distribuição de tarefas, antes da ida para a horta, são registadas, no quadro da sala de aula, as tarefas que cada grupo de discentes deverá concretizar, bem como, o material necessário. Após esta distribuição, cada grupo prepara o material a utilizar e encaminha-se para a horta.
Tarefas de manutenção realizadas: rega manual com materiais reciclados feitos pelos alunos, monda de erva, colha de produtos hortícolas sachar, semear, plantar, podar, edificação e manutenção de cercas e estufas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa primeira fase, a terra foi cavada manualmente com enxadas, aproveitando-se as ervas para o compostor e para a produção de chorume. O fertilizante de origem animal, disponibilizado pelos encarregados de educação, foi espalhado pela terra, ficando a mesma a descansar durante sete dias. Após este período de tempo, deu-se início à sementeira e plantio de alguns produtos hortícolas. Durante a rega, é utilizado o chorume que é diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água). O composto é aplicado na terra depois de ultrapassado o seu processo de preparação do mesmo. Para além do descrito anteriormente, foram também criadas algumas pequenas estufas para aceleração do crescimento dos hortícolas, utilizando alguns materiais recicláveis (plásticos; garrafões; garrafas; madeiras de paletes; ráfia; pneus; canas). Destaca-se também a plantação de alfaces dentro de garrafões, onde estes ficam ligeiramente enterrados na terra cobrindo e protegendo as alfaces, potenciando visivelmente o seu crescimento.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é realizado com as aparas da erva cortada nos terrenos da escola e através da monda realizada pelos alunos na horta, com restos de verduras da cantina da escola e de casa dos alunos e Professores. Posteriormente, são colocados no compostor rudimentar criado pelos alunos (paletes e plástico para tapar). Foi também criado um biodigestor onde também são acumulados restos de verduras e ervas, criando-se, neste caso, o chorume que depois de diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água) é utilizado como fertilizante.
Para esta atividade, temos o apoio do dos Serviços de Desenvolvimento Agrário da São Miguel.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa, Couve-flor, brócolos, agrião da terra, alfaces, nabos, nabiças, cenouras, rabanetes, repolhos, alho-francês, salsa, curgete, alho, cebolinho, tomate cereja, espinafre e beringela.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, sempre que necessário, pelos alunos, de forma rotativa, com um regador nas estufas e através de um sistema básico de aproveitamento da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita manualmente sempre que os alunos se encontram na horta e, sempre que necessário, através de armadilhas, calda de citrinos e utilizando serradura.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho, lesmas, lagartas e caracóis. Para o piolho e lagartas foi utilizada uma calda de citrinos, feita com água e casca de laranja. Para os caracóis e lesmas, foram utilizadas armadilhas e serradura.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos na Escola e para consumo dos alunos e encarregados de educação. Os discentes do Pré-Escolar e 1.º Ciclo costumam visitar a horta, sendo os guias da visita os alunos da turma responsáveis pela horta biológica.

15. Outros aspetos de realce da horta

O entusiasmo, o carinho e o empenho com que todos os intervenientes se dedicam a estas hortas.

15.1. Link para a página da horta

Os alunos participam através do facebook com a orientação do Diretor de Turma e dos Encarregados de Educação. A turma TVA-DOV-C tem um grupo criado no facebook onde partilha fotografias dos trabalhos desenvolvidos, como também algumas ideias e sugestões c

 

Publicado por: Escola EBI de Ponta da Garça

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Professor coordenador da horta: Sandra Sousa Gomes