3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Matemática, Educação Visual, Educação Especial e Formação Cívica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os resultados do projeto superaram as expectativas iniciais, uma vez que o ponto de partida era a construção da Horta BioPedagógica apenas com os alunos NEE, contudo dado o impacto que o projeto teve na comunidade escolar, os alunos com necessidades educativas especiais passaram a ser os coordenadores deste projeto existindo alunos oriundos de outras turmas que se envolveram também na manutenção das culturas.
O cerne deste projeto baseava-se no item da lecionação das áreas curriculares disciplinares funcionais a partir das atividades práticas desenvolvidas na Horta. Esta intenção foi plenamente conseguida tendo os alunos atingido até ao momento 100% de sucesso na avaliação das referidas áreas. Importa referir que este projeto permitiu a estes alunos, além de um motor de motivação, aprendizagens significativas para a vida futura.
Os objetivos deste projeto, para além do objetivo principal já enunciado, era levar as crianças e jovens de Montargil e Ponte de Sor a revalorizar a terra, a agricultura, o mundo rural, o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Em suma, pretende-se levar os jovens a reviver a tradição desta região, onde a terra era e ainda continua a ser o sustento de muitas estruturas familiares. Pretende-se igualmente, que com este projeto, os alunos desenvolvam uma consciência cívica relativamente à relevância do setor agrícola venham, posteriormente, a valorizá-lo. Ambiciona-se, incrementar nestes alunos, com baixas expetativas de vida, “dar e mostrar-lhe” informações adequadas sobre a modernidade e as potencialidades da agricultura, indicar-lhes um possível caminho profissional, bem como mostrar a atual estado de desenvolvimento da agricultura portuguesa promovendo o espírito empreendedor nestes alunos.
A Fórum Estudante, o Instituto Politécnico de Bragança e a Confederação Portuguesa de Agricultores viram nestes jovens a possibilidade de divulgação de promoção das suas atividades colaborando com a Escola na construção de um site sobre a agricultura na escola e na realização de uma palestra de forma a assinalar o Dia Nacional da Agricultura.
A Associação Caminhar, enquanto entidade parceira neste projeto, tem na produção da Horta uma mais-valia que pode traduzir-se em mais recursos financeiros para prosseguirem o trabalho que tem realizado ao longo dos anos – combate à pobreza e exclusão social.
A Casa dos Avós, parceira inicial deste projeto, foi fundamental na indicação do como fazer e os alunos puderam conviver um pouco com os idosos neste sempre enriquecedor encontro intergeracional.
A comunidade educativa em geral acabou por apreciar um projeto útil e pode saborear no evento Redescobrir a terra os saborosos pães de espinafres e alecrim confecionados com os produtos da Horta e adquirir na Feira Verde os produtos frescos e 100% Biológicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
2h semanais nos alunos do grupo de educação especial( AVA? 1h semanal na turma do 7ºA ( Formação Cívica) 1 h quinzenal com a turma do 9ºB em educação visual
7. Como é feita a preparação do solo?
Com moto enxada sendo posteriormente sachada e fertilizada com estrume de cavalo.