Escola Básica nº1 de Montargil

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

240m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Matemática, Educação Visual, Educação Especial e Formação Cívica.

3.3. N.º de alunos envolvidos

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Mensalmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os resultados do projeto superaram as expectativas iniciais, uma vez que o ponto de partida era a construção da Horta BioPedagógica apenas com os alunos NEE, contudo dado o impacto que o projeto teve na comunidade escolar, os alunos com necessidades educativas especiais passaram a ser os coordenadores deste projeto existindo alunos oriundos de outras turmas que se envolveram também na manutenção das culturas.
O cerne deste projeto baseava-se no item da lecionação das áreas curriculares disciplinares funcionais a partir das atividades práticas desenvolvidas na Horta. Esta intenção foi plenamente conseguida tendo os alunos atingido até ao momento 100% de sucesso na avaliação das referidas áreas. Importa referir que este projeto permitiu a estes alunos, além de um motor de motivação, aprendizagens significativas para a vida futura.
Os objetivos deste projeto, para além do objetivo principal já enunciado, era levar as crianças e jovens de Montargil e Ponte de Sor a revalorizar a terra, a agricultura, o mundo rural, o ambiente e o desenvolvimento sustentável. Em suma, pretende-se levar os jovens a reviver a tradição desta região, onde a terra era e ainda continua a ser o sustento de muitas estruturas familiares. Pretende-se igualmente, que com este projeto, os alunos desenvolvam uma consciência cívica relativamente à relevância do setor agrícola venham, posteriormente, a valorizá-lo. Ambiciona-se, incrementar nestes alunos, com baixas expetativas de vida, “dar e mostrar-lhe” informações adequadas sobre a modernidade e as potencialidades da agricultura, indicar-lhes um possível caminho profissional, bem como mostrar a atual estado de desenvolvimento da agricultura portuguesa promovendo o espírito empreendedor nestes alunos.
A Fórum Estudante, o Instituto Politécnico de Bragança e a Confederação Portuguesa de Agricultores viram nestes jovens a possibilidade de divulgação de promoção das suas atividades colaborando com a Escola na construção de um site sobre a agricultura na escola e na realização de uma palestra de forma a assinalar o Dia Nacional da Agricultura.
A Associação Caminhar, enquanto entidade parceira neste projeto, tem na produção da Horta uma mais-valia que pode traduzir-se em mais recursos financeiros para prosseguirem o trabalho que tem realizado ao longo dos anos – combate à pobreza e exclusão social.
A Casa dos Avós, parceira inicial deste projeto, foi fundamental na indicação do como fazer e os alunos puderam conviver um pouco com os idosos neste sempre enriquecedor encontro intergeracional.
A comunidade educativa em geral acabou por apreciar um projeto útil e pode saborear no evento Redescobrir a terra os saborosos pães de espinafres e alecrim confecionados com os produtos da Horta e adquirir na Feira Verde os produtos frescos e 100% Biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

2h semanais nos alunos do grupo de educação especial( AVA? 1h semanal na turma do 7ºA ( Formação Cívica) 1 h quinzenal com a turma do 9ºB em educação visual

7. Como é feita a preparação do solo?

Com moto enxada sendo posteriormente sachada e fertilizada com estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, brócolos, couve flor, feijão verde, couve roxa, beterraba, beringela,abóboras, melancias, melões, pepinos, alho francês, nabiça, espinafres selvagens, espinafres de trepar, tomates, tomates cereja, girassol, morangos, alfaces,ervilhas, favas, pimentão e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por regador e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho nas favas e poeira nas ervilhas. Não foram combatidas , os produtos serão colhidos uma vez que a praga alastrou numa fase tardia do desenvolvimento das plantas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Feira verde. 12ª prova de sopas. Confeção de pão de espinafres e de alecrim.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

Jornal horizontes e horizontes online.

 

Publicado por: Escola Básica nº1 de Montargil

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Professor coordenador da horta: Maria de Fátima Leão Chuço Pires