Edição 2017
voltar à edição do ano letivo corrente
Regulamento
Inscrição
Hortas Bio
Premiadas
Outras Edições
Contactos
Escola EB1/JI S. Roque
a nossa horta bio
Horta pequena (até 50m²)
Preparar a horta para mais tarde plantar as sementes germinadas.
as crianças semearam várias sementes em rolos de papel higiénico para mais tarde poderem ser plantadas na horta.
Preparar as sementes. Diálogo com os alunos sobre o trabalho a realizar . Observação de vários tipos de sementes e seus nomes.
1
2
3
A germinação de pinhões.
germinação de bolbos de jacintos.
Germinação de bolbos de narcisos.
germinação de bolbos de tulipas
Germinação de mais plantas.
1
2
3
4
5
Aspeto da horta com vários legumes. A alface foi apanhada e utilizada na escola, numa refeição, de modo a ser consumida pelos alunos.
Depois de ter germinado em pequenos vasos ,os alunos passaram os legumes para a horta . Assim ,observaram melhor todo o processo de crescimento da planta. Mais tarde consumiram no refeitório da escola.
Depois de ter germinado em pequenos vasos ,os alunos passaram os legumes para a horta . Assim ,observaram melhor todo o processo de crescimento da planta.Mais tarde consumiram no refeitório da escola.
Depois de ter germinado em pequenos vasos ,os alunos passaram os legumes para a horta . Assim ,observaram melhor todo o processo de crescimento da planta.Mais tarde consumiram no refeitório da escola.
Depois de ter germinado em pequenos vasos ,os alunos passaram os legumes para a horta . Assim ,observaram melhor todo o processo de crescimento da planta.Mais tarde consumiram no refeitório da escola.
Depois de ter germinado em pequenos vasos ,os alunos passaram os legumes para a horta . Assim ,observaram melhor todo o processo de crescimento da planta.Mais tarde consumiram no refeitório da escola.
1
2
3
4
5
6
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1.
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2.
Área aproximada da horta (m²)
3.
Quem trata da horta?
3.1.
N.º de professores envolvidos
3.2.
Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3.
N.º de alunos envolvidos
3.4.
N.º de funcionários da Escola envolvidos
4.
As famílias são envolvidas?
4.1.
Como e com que frequência?
5.
Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
6.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7.
Como é feita a preparação do solo?
8.
É feita compostagem?
8.1.
Se sim, como e com que materiais?
9.
Quais as culturas / consociações instaladas?
11.
É feita recolha da água da chuva?
11.1.
Como é feita a gestão da rega?
12.
Monitorização de pragas e doenças
12.1.
É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2.
Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3.
Se sim, quais e como foram combatidas?
13.
Existem animais de criação ligados à horta?
13.1.
Se sim, que espécies?
14.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
15.
Outros aspetos de realce da horta
15.1.
Link para a página da horta
Publicado por:
Escola EB1/JI S. Roque
Professor coordenador da horta: Carmen Alexandra Morais Meireles Brochado Freitas