3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais; Clube Europeu e Geografia
4.1. Como e com que frequência?
Recolha de informação, pelos alunos, junto dos seus familiares sobre os produtos agrícolas cultivados na região.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Trata-se de um pequeno espaço experimental, no qual os alunos de 7º ano podem fazer o estudo do impacto de fatores abióticos (temperatura, luz, composição e humidade do solo) no crescimento e na produção das espécies cultivadas.
Para os alunos de outros anos de escolaridade, este espaço tem como objetivo que possam conhecer as espécies cultivadas e observar o seu desenvolvimento.
Aprofundamento de conhecimento nas disciplinas envolvidas por parte dos alunos.
Sempre que possível os produtos cultivados são doados a elementos da comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São os alunos de 7º ano, das turmas A e B, que colaboram e acompanham o processo da sementeira, desde a preparação do espaço à monitorização do crescimento das plantas e pragas, assim como da sua rega.
Os alunos dos outros anos fazem "visitas" à horta, desenvolvendo o conhecimento sobre espécies vegetais que fazem parte da sua alimentação e que, muitas vezes, nunca observaram no campo.
É sobretudo, o professor de Ciências que acompanha os diferentes turnos das turmas para realizar os trabalhos. Cada turma vai no horário da disciplina de Ciências Naturais.
A cada turma está atribuído um espaço da horta sobre o qual devem fazer o acompanhamento e monitorização, dependendo do seu turno.
As "visitas" à horta são calendarizadas conforme a solicitação dos professores das turmas e são orientadas por alunos do Clube Europeu.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo é utilizada matéria orgânica resultante da compostagem feita na escola, uma vez que a mesma possui um extenso espaço verde com diferentes árvores e arbustos.