Jardim de Infância de Talhô - Gondalaes

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No ano anterior houve uma horta minuscula. Este ano estamos a começar com uma maior.

2. Área aproximada da horta (m²)

menos de 50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

área de conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Com a ajuda na preparação da horta e com a cedência de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ainda não há impactos observáveis, exceto o interesse e motivação das crianças e familias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada com o apoio do pai de uma menina e as tarefas são repartidas com a participação ativa da educadora e das duas auxiliares. A horta foi dividida em 3 partes, cada uma á responsabilidade de um adulto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita com a ajuda dos familiares e da Câmara Municipal de Paredes

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pretende-se experimentar um pouco de tudo.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os meninos irão regar com os seus regadores, a partir de um bidão que irá recolher a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não tivemos necessidade de o fazer.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A horta já foi visitada pelo Pais, no dia do Pai, com uma dinâmica preparada de forma a que os Pais foram convidados a deslocarem-se à horta com os seus filhos para plantar uma couve-coração.

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta é uma mais valia, em temos de conhecimentos, testados na visita à Lipor, à "horta da formiga", em que o grupo reconheceu a grande maioria das plantas aí existentes.

15.1. Link para a página da horta

Facebook do Jardim de Infância de Gondalães

 

Publicado por: Jardim de Infância de Talhô - Gondalaes

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Maria Santos