8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (resíduos da cantina e folhas secas dos espaços exteriores).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batata, feijão verde; ervilha, couve e fava; ervas aromáticas; cogumelos.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelos alunos dos núcleos utilizando uma mangueira, a partir de um poço existente no pomar. Na altura de maior calor é feita 2 a 3 vezes por semana, nas horas de menor calor para não se perder tanta água.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita por observação das plantas e arranque de partes doentes e contamos com joaninhas e sapos com abundância. Foi utilizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos. Foram também introduzidas ervas aromáticas que atuam como captadores de polinizadores.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos pelos alunos do curso de cozinha em atividades organizadas pela escola em que se abrem as portas à comunidade.
Foi organizado um posto de venda dos produtos resultantes da horta, durante todo o ano.
No final do ano letivo, no dia Eco-Escolas, foi criado um ponto de apresentação e venda de produtos da horta e foi feita a plantação de ervas aromáticas em garrafas de água para venda.
15. Outros aspetos de realce da horta
Deu-se continuidade à cultura de cogumelos em tronco de eucalipto iniciada no ano anterior.
Neste ano letivo, foi construído um jardim vertical com ervas aromáticas pelos alunos do curso vocacional.