8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais utilizados na compostagem derivam de resíduos vegetais provenientes da limpeza e/ou manutenção dos jardins e da horta biológica existentes no espaço escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface verde frisada, alface roxa frisada, alface folha de carvalho, funcho, espinafres, couve, pimpinelas (chu-chu), couve-flor, couve coração, beterraba, salsa, rúcula, tomate cherry, nabos, chicória, pimento, manjericão e segurelha.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é determinada de acordo com as necessidades das plantas, realizada de forma manual e utilizando uma pistola de rega com redutor.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, a monitorização é realizada através de observação direta e de forma sistemática (semanalmente).
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Apesar da resposta anterior, consideramos importante referir que algumas culturas foram, pontualmente, afetadas por lagartas e caracóis. Contudo, não realizamos qualquer tipo de intervenção preventiva na medida em que os danos provocados nas culturas foram residuais.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os responsáveis pelo projeto (professores e alunos) promovem a comercialização dos produtos hortícolas biológicos produzidos através da realização de mercados regulares.
Paralelamente, procedemos também à venda de plantas ornamentais e ervas aromáticas, em vasos reutilizados para o efeito. Estas plantas resultam de sementeira realizada na estufa.
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta biológica funciona em articulação com uma estufa, espaço criado este ano letivo na escola com o objetivo de promover o envolvimento dos alunos e um maior conhecimento sobre as boas práticas agrícolas. Simultaneamente, realizamos atividades de sementeira na estufa com o objetivo de proceder à sua transplantação para a horta biológica.