Escola Básica de Aljustrel

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

estudo do meio e português

3.3. N.º de alunos envolvidos

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram disponibilizando as sementes e plantas para transplante e na recolha dos produtos com maior produção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Familiarização dos alunos com os produtos hortícolas, passando a conhecer os seus nomes, o seu ciclo de vida e as sua importância na alimentação. Maior interação entre a escola e a família. Partilha de saberes entre os pais, os filhos e os docentes. Maior motivação para as aprendizagens curriculares. Realização de trabalhos de projeto. Divulgação para maior visibilidade das atividades e das aprendizagens feitas, através do facebook de algumas docentes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos, junto com as docentes e as assistentes operacionais, tratam a terra, semeiam, mondam, adubam (com o composto do compostor) e regam. pontualmente têm a colaboração dos pais. Os técnicos do CAIM (Centro de Animação Infantil Municipal) colaboram dinamizando algumas plantações com os alunos

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, os funcionários da Autarquia fazem a limpeza do solo para a horta. Seguidamente, o solo é preparado pelos alunos, professoras e assistentes, com fertilizante da compostagem feita na escola. A monda e limpeza ao longo do ano são asseguradas pelos alunos, professoras e assistentes operacionais.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor são colocados cascas e restos de frutos, ervas daninhas e folhas secas e terra. As técnicas do ambiente e proteção civil da Autarquia fizeram sessões de formação/informação, para os alunos e docentes, sobre compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, physalis, couves, tomates, alfaces, milho, hortelã, coentros, salsa. Há consociação de aromáticas (alfazema, alecrim, poejos, orégãos, hortelã da ribeira, erva-príncipe e arruda), plantas aquáticas (papiro, atabuas) e de plantas decorativas no espaço de jardim vertical e nos pneus pintados.
A arruda foi também plantada com o intuito de estudar a biodiversidade local, dando a oportunidade de conhecer o nascimento e desenvolvimento da borboleta-cauda-de-andorinha.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada pelos alunos e professoras com mangueira e regador, no período da manhã, de acordo com a quantidade de água que cada planta necessita.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Pontualmente são retirados insetos à mão. Foram introduzidas lagartixas e osgas para controlo das pragas de insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Surgiram alguns pequenos escaravelhos da couve e caracóis. Os caracóis são retirados à mão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Introdução dos morangos, amoras e physalis nos lanches dos alunos e em batidos de frutas confecionados pelos alunos. Mercado de sala, para aquisição dos produtos pelos pais.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Aljustrel

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Professor coordenador da horta: Mariana Júlia Diogo Narciso Barbio