Escola Secundária de Adolfo Portela

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É a nossa primeira horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

+_ 1.26 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

É multidisciplinar.

3.3. N.º de alunos envolvidos

7 (sete)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação dão o seu contributo com conselhos e plantas para plantar na nossa horta. A colaboração é dada de acordo com a necessidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ao longo desta atividade, pudemos constatar que alguns alunos descobriram o prazer de cuidar das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Fizemos grupos de dois alunos, que todos os dias, de manhã e no final das aulas, regavam, (quando necessário) e verificavam se havia pragas ou ervas daninhas, sempre com o apoio de uma funcionária e da professora responsável pelo projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Tendo em consideração que o espaço dos garrafões é limitado, as nossas plantas ocupavam o terreno. Não tivemos problemas em limpar a área plantada. A terra foi fornecida pela escola e pela professora que trouxe da sua compostagem, a junção deu origem a um composto muito fértil, não foi necessário utilizar nenhum tipo de fertilizante.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O espaço dedicado para este fim foi destruído, porque a escola estava em vias de sofrer obras profundas, o que não se veio a concretizar. A professora faz compostagem em casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas, (manjericão, hortelã e salsa) alface, beterraba, couve roxa, espinafres e rúcula.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Mesmo não fazendo a recolha da água da chuva, sempre que chovia a horta ficava regada, porque se encontrava no exterior dos edifício da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, praticamente em todas as regas tinha-mos esse cuidado..

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No dia 6 de junho, porque no dia 5 foi feriado em Águeda, em comoração do "Dia Mundial do Ambiente", fizemos a uma feirinha de produtos biológicos, retirados da nossa "Horta vertical". Tivemos a colaboração da Câmara que nos ofereceu plantas aromáticas, alecrim, alfazema e santolina.
A Comunidade Escolar reagiu e participou de muito bom agrado.
As nossa beterrabas e couves roxas foram levas para serem novamente plantadas

15. Outros aspetos de realce da horta

Os alunos envolveram-se de tal modo, e tiveram tanto prazer nesta atividade, que pediram uma horta com mais espaço, para o próximo ano letivo.

15.1. Link para a página da horta

Ecoscolas-esap.blogspot.com

 

Publicado por: Escola Secundária de Adolfo Portela

avatar

Professor coordenador da horta: Maria da Conceição Martins Valente Duarte