8.1. Se sim, como e com que materiais?
É realizada através da compostagem (pilhas e compositor de madeira).
Materiais utilizados: palhas, cascas, folhas, podas, borras de café do bar dos professores; desperdícios de cozinha da cantina composto basicamente por cascas, desperdícios e restos de frutas e legumes e por cortes de relva dos jardins – tendo o cuidado de alternar, sucessivamente, no compostor/pilha as camadas de material castanho e verde, sendo que a primeira e última camada, são sempre materiais castanhos para evitar ação da luz solar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
1 - Alface, cebola, penca 2 - Batata, feijão ; 3 - Alface e salsa; coração; 4 - Alho, alface, couve-portuguesa; 5 - Alho-francês, alface; ;
Na zona mais larga da horta plantámos uma bordadura de ervas aromáticas (alecrim, rosmaninho, erva-cidreira, hortelã, oregãos, funcho e no meio da horta plantámos flores (gladíolos, lírios e zínias) com o intuito de funcionarem como plantas inseticidas/ insetífugas e, ainda outras com a função de plantas-armadilhas. Junto ao gradeamento de limite, está colocada uma bordadura de agapanto
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega é feita pelo Clube Eco-Escolas.
Inflizmente ainda não conseguimos tanques/bidões com capacidade para aproveitar a água da chuva. Assim, somos obrigados a gastar água da rede de abastecimento.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Inspeção regular das culturas para verificar o seu aspeto pelos assistentes operacionais e pelos membros do clube Eco-Escolas.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Como o plantio se iniciou bastante tarde, só se efetuaram as culturas de primavera/verão. Assim as cebolas só agora começar a apresentar bom desenvolvimento, a batata ainda não está madura... O intuito é fazer o seu aproveitamento para a realização de sopas e para os alunos levarem para as suas casas.
Relativamente às aromáticas fizeram-se algumas degustações de águas aromatizadas e infusões quer na cantina, quer no bar dos professores quer na casinha de madeira.
Através do Clube Eco-Escolas participou-se na feirinha quinhentista com a venda vasos de plantas aromáticas e de flores e saquinhos de cheiro de lavanda.
15. Outros aspetos de realce da horta
Mais do que a motivação para a produção, o aspeto de maior importância da horta é permitir aos alunos do 1.º ciclo acompanhar o desenvolvimento das plantas no modo de produção biológico.
Para os mais crescidos, ainda falta implementar o seu aproveitamento experimental. Ficando, neste momento, aquém do espectável, pois só os alunos do clube Eco-Escolas tiram proveito das dinâmicas da horta.