8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os restos de fruta e cascas de legumes do bar da escola, como maça, pera, alface, cenoura, são depositados no compostor. Também a borra dos cafés são lá depositadas. Estas tarefas estão a cargo dos delegados do ambiente.
Nos dias dos mercadinhos, as folhas velhas dos vegetais que não se encontram em condições são removidas pelos alunos e colocadas no compostor, aquando da preparação dos mesmos.
Nos dias em que se confecionaram sopas, as cascas e restos dos legumes (cascas de cenouras, curgetes, caules da couve, caules dos espinafres,...) que não foram utilizados nas mesmas, foram depositados no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas são: no exterior, os orifícios dos blocos foram aproveitados para a plantação de agrião da horta, espinafres, morangueiros, coentros, flores ornamentais de variadas espécies e physalis. Nas zonas de cultivo delimitadas por estes foram plantadas curgetes e alho francês (zona 1), cebolas, couves e tomateiros (zona 2), abóbora (zona 3), feijão trepador (zona 4), favas (1ª fase) e após a colheita destas foram plantados pepineiros e alfaces, e semeadas nabiças de sopa (zona 5). No interior da estufa, temos cultivados aipo, alfaces, feijão verde rasteiro, espinafres, pepinos e tomates do lado esquerdo (zona 6) e aromáticas - coentros, salsa, hortelã, hortelã-menta e poejos - alfaces e rúcula do lado direito (zona 7).
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita, sempre que possível, com água das chuvas no período inicial. Quando esta se esgota temos que recorrer à água da rede. Assim sendo, por forma a economizar água, a rega é feita no final do dia, mas preferencialmente pela manhã, quando o solo se encontra mais fresco, levando a que a rega seja mais produtiva e economizadora, pois o solo encontra-se mais fresco, havendo maior absorção por parte do solo e menor evaporação para a atmosfera. A rega é feita preferencialmente pelos alunos, no período do intervalo da manhã.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim é feita essa monitorização, mas felizmente, até ao momento não temos pragas e doenças.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Quando as nossas plantas/vegetais atingiram o auge do crescimento foram então aproveitadas para as suas diversas utilidades. Com base no princípio da alimentação saudável, no bar da escola foram utilizadas alfaces, para complementarem a confeção de sandes/baguetes de atum, de paté de delícias do mar, de omelete de ovo, de lombo e hambúrguer de peru pelas nossas assistentes operacionais Maria Lopes e Cidália Ramalho.
Com as couves repolho e espinafres, em semanas diferentes, foram cozinhadas sopas. Numa primeira fase foi confecionada sopa de couve repolho que contou com a colaboração/participação dos delegados do ambiente do 1º ciclo para a colheita da couve repolho na estufa e descascar os legumes para a sopa, juntamente com os alunos das Unidades de Ensino Estruturado para Autismo 1 e 2. Colaboraram também as docentes Marília Frias, Inês Costa, Ana Nogueira, as assistentes operacionais Rita Leitão e Cândida Neves, sendo todo o processo de confeção da sopa orientado pela professora Cláudia Maricato. Na segunda fase foi confecionada sopa de espinafres, seguindo os mesmos moldes da anterior. Os restos resultantes do arranjo dos legumes/vegetais na confeção da sopa foram colocados no compostor da escola. As sopas cozinhadas foram vendidas à hora de almoço, na sala de refeições, aos técnicos de educação (assistentes operacionais, docentes, terapeutas, assistentes administrativos,…)
Foram também realizados os mercadinhos com os legumes/vegetais produzidos na nossa horta biológica. Os alunos colaboraram na colheita/apanha dos mesmos que depois de devidamente arranjados e organizados eram colocados à venda no átrio da escola. Estes legumes/vegetais são adquiridos por alunos, técnicos de educação (professores, assistentes administrativos, assistentes operacionais, terapeutas, psicólogos, ...) e pais/encarregados de educação.
Atualmente, os alunos têm estado a transplantar as ervas aromáticas dos germinadores reciclados, por eles construídos, para pequenos vasos. Estes vasos de ervas aromáticas irão ser colocados à venda na festa final de encerramento do ano letivo à comunidade educativa, numa barraquinha de madeira fornecida pela Câmara Municipal de Pombal. Além disso, também irão ser vendidos legumes como alfaces, pepinos, rúcula, cebolas, curgetes, nabiças, feijão-verde, tomates, espinafres, …
15. Outros aspetos de realce da horta
A horta biológica conseguiu mobilizar e incentivar, além dos alunos, assistente operacional e professor diretamente envolvidos neste projeto, outros alunos da escola com vontade de querer aprender, colaborar e ver o que na nossa horta se produz e desenvolve. Levou, por solicitação de um delegado do ambiente, a que fosse criada uma folha de inscrições para colaborar nas tarefas da nossa horta biológica (mondar, sachar, regar, colher/apanhar, ...), pois, infelizmente, é de todo impossível conseguir envolver de forma mais direta 160 alunos do 1º ciclo.
15.1. Link para a página da horta