2. Área aproximada da horta (m²)
Horta pequena: menos de 50 m2 Horta grande :113 m2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Horta pequena: Ao nível do 1º ciclo as disciplinas que mais participam são a Matemática, Português, Estudo do Meio e Expressão Plástica. No Pré-Escolar a área da Linguagem Oral, Motricidade e Expressão Plástica. Horta Grande: A disciplina de Ciências Natu
4.1. Como e com que frequência?
Horta pequena: As famílias participam no mercadinho e quase semanalmente, ajudando tanto na rega ao fim-de-semana, como na aquisição de plantas e sementes e plantio das mesmas.
Horta grande: As famílias são envolvidas ocasionalmente (cerca 2 vezes por ano).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A comunidade participa na venda de produtos no mercadinho e as famílias ajudam com a doação de algumas semente e plântulas e na rega da horta. Os alunos revelaram-se responsáveis e cuidadores da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Horta Pequena: O trabalho é orientado diariamente e distribuído por todos os intervenientes consoante as necessidades das tarefas a realizar bem como do tempo disponível de cada professor.
Horta Grande: O projeto da horta tem um aluno coordenador que orienta semanalmente a manutenção da horta e divide as tarefas de limpeza, rega, sementeira e plantação.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na Horta Pequena a preparação do solo foi feita manualmente (força braçal) com recurso a instrumentos tradicionais ( enxada, sacho, ancinho...)
Na horta grande, o solo foi gradado com escarificador e foi feita a fertilização com composto resultante da compostagem. As ervas daninhas são retiradas à mão.