Escola Básica de Mora

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde o início do 2º período

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2 dividida em três espaços distintos de acordo com o perfil da escola.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

todas as disicplinas do 1º ciclo, principlamente o estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quando é necessário, ou quando algum pai/encarregado de educação tem disponibilidade. Também contribuem com plantas para a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos ficam predispostos para o conhecimento das culturas, para todos os procedimentos relacionados com o processo, desde a sementeira até ao colher.
Ficam mais despertos para cuidar e proteger algo que é deles.
A horta tem um cariz social, vendemos junto da comunidade alguns legumes e o dinheiro obtido é para ajudar uma instituição de cariz social.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Um professor responsável pela manutenção dos espaços exteriores organiza o trabalho. Todas as semanas, uma turma da escola vai à horta.
Em relação à horta das plantas aromáticas em garrafões, a turma do 1º ano é responsável pela sua horta com auxílio da professora ou de uma auxiliar.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita pelos alunos mais velhos, em conjunto com um professor.
A fertilização é feita através da combustão de restos de alimentos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos vegetais da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, nabos, rabanete, alfaces, ervilhas, favas, cenoura, coentros, salsa, orégãos, agrião da horta, cebolinho, manjericão e morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe uma canalização gota a gota, também existe uma mangueira ou um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Vamos verificando, sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A horta tem um cariz social, os produtos são vendidos e o lucro obtido é entregue a uma instituição religiosa que está a construir um mosteiro entre Mora e Couço.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Mora

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Professor coordenador da horta: Maria João de Melo Ramalho