Escola Básica de Amareleja

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este projeto especifico teve início no presente ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

Entre 10 a 15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pit (Plano Individual de Intervênção),da Unidade de Ensino Especial, inseridos no projeto (Eu e o mundo) e Clube Eco escolas.

3.3. N.º de alunos envolvidos

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Foi com a colaboração destas que se conseguiram angariar plantas para enriquecer a nossa horta. Mensalmente, os pais têm colaborado visitando a referida horta e executando algum tipo de manutenção naquela, dando o exemplo aos seus educandos e incentivando-os a continuar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Porque o contacto com a terra e a natureza é tão importante, esperamos com este projeto desenvolver várias capacidades nestes alunos tão especiais com problemáticas várias que vão desde o autismo à microcefalia. Assim, é nosso objetivo:Desenvolver através do contato com a natureza, e da terra, as plantas aromáticas.
o Desenvolver habilidades para execução da horta/ Cantinho com plantas aromáticas;
o Reconhecer as condições do solo, as necessidades das plantas, bem como a época adequada para o plantio das diferentes espécies;
o Reconhecer as ferramentas, nomenclatura, utilidades, conservação e cuidados, com as mesmas;
o Desenvolver habilidades para o preparo da terra, dos canteiros e vasos, o desenvolvimento e adubação da terra;
o Reforçar o conhecimento dos alunos, conscientizando-os da importância e utilização de plantas aromáticas;
o Trabalhar a socialização desenvolvendo trabalho em parceria;
o Trabalhar o aproveitamento de espaço, para jardins e horta;
o Proporcionar experiências que demonstrem através da observação as necessidades da planta (a água, a luz, o calor, o ar, e os fertilizantes).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente pelos vários intervenientes.
Etapas na repartição de tarefas:
o Preparar a terra;
o Cultivar as plantas;
o Regar;
o Fazer caldeiras;
o Empedrar as caldeiras das respetivas plantas aromáticas

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita de forma manual pelos vários intervenientes incluindo a plantação e a rega.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e ervas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Manualmente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não existem.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Não existem.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No final do ano realizar-se-á um pequeno mercado com venda de ervas aromáticas frescas e secas, para chá, à Comunidade Escolar, realizada pelos alunos incluídos neste projeto (alunos com PIT).

15. Outros aspetos de realce da horta

A realização deste projeto comporta algumas fragilidades, como é o caso da escassa mão-de-obra disponível, incluindo a possível falta de assiduidade por parte destes alunos devido em parte às suas problemáticas, designadamente autismo e microcefalia.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica de Amareleja

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Professor coordenador da horta: Lília Maria Costa Fernandes