8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com: folhas, ervas, restos de vegetais, borras de café, pacotes de chá, cascas e restos orgânicos domésticos que alguns professores e outros funcionários trazem.
De vez em quando mexemos os resíduos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta: favas, batata, batata doce, beterraba, alface, alho-francês, cebolas, alhos, cenouras, tomateiros, espinafres, couve-alta e outras, morangos, fisalis, medronheiros, boldo, salsa, ervilhas, girassóis, chuchu, camomila, courgettes, coentros, erva-príncipe, hortelã e cidreira. Tentamos plantar estas plantas em consorciações favoráveis.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano foi muito seco pelo que não tivemos problemas de drenagem de águas mas sim de falta de água. Um encarregado de educação ofereceu um recipiente para armazenamento de água da chuva e a Junta de Freguesia de Esgueira ofereceu um contentor também para armazenamento de água (da chuva e não só). Utilizamos uma mangueira e/ou regadores.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Faz-se a monitorização das doenças mas, como a área é pequena, o controlo possível é manual.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Divulgação/ feira de plantas autóctones.
- Utilização de algumas plantas aromáticas, no bar da escola, para fazer infusões para alunos e professores.
- Confeção de algumas sopas por parte da Educação Especial.
- Vendas de produtos hortícolas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Todo o conhecimento e envolvimento dos alunos que trabalham na horta é muito valioso para o seu futuro e para a sustentabilidade do planeta. Nós podemos constatar o espanto destes alunos, a maior parte deles sem qualquer contacto com a realidade do campo, quando se envolvem nesta atividade.