Escola Secundária José Saramago

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Biologia, Geografia

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem plantas, sempre que é solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos têm a oportunidade de realizar trabalhos ao ar livre, compreender as regras de agricultura biológica, reconhecer as suas vantagens. Os encarregados de educação, os funcionários da escola e restante comunidade usufruem dos produtos da horta (sempre que isso se proporciona) e contribuem para a sua manutenção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores, os alunos e funcionários da escola são convidados a utilizar uma das parcelas durante o ano letivo. Uma parte do dinheiro conseguido com a venda dos produtos da horta reverte para as necessidades do Projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os utilizadores das parcelas procedem à limpeza utilizando instrumentos simples, tais como as enxadas e os ancinhos. A fertilização é realizada com o recurso aos compostos produzidos a partir dos desperdícios da horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas daninhas da horta, algumas ramagens e desperdícios das colheitas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, ervas aromáticas (diversas), tomateiros, couves diversas, beterrabas, piri-pireiros, cenouras, alfaces, aboboras.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que se justifique, é efetuada a rega necessária com a água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis e lesmas. Foram recolhidos manualmente até ao seu desaparecimento.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Pequenas vendas dos produtos da horta, atividades com os alunos com necessidades educativas especiais.

15. Outros aspetos de realce da horta

É um espaço agradável, fácil de visitar e observar, proporciona momentos agradáveis de observação e de contemplação das plantas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Secundária José Saramago

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Professor coordenador da horta: Maria Eugénia Pestana/Natália Gontcharova