3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Pre Escolar, Clube Eco escola , Autonomia e Cidadania, Ciências Naturais
4.1. Como e com que frequência?
A família é envolvida na doação de sementes e produtos agrícolas que depois foram transplantados. e alguns produtos são levados para casa dos alunos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A criação da Horta teve como objetivos:
No que se refere ao Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;
No que se refere à Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;
Na Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada da seguinte forma:
Todas as semanas, 2º , 4º e 6º feiras, um grupo de alunos das diversas salas e anos, são responsáveis pela manutenção da Horta. Durante uma Hora e meia, tratam da horta: tirando as ervas daninhas, regando e mexendo a terra. quando os produtos Hortícolas já se podem recolher, há a recolha e distribuídos pelos alunos ou então vão para a cantina escolar. Dependente também da época, há a plantação ou semear os produtos, que cada aluno consegue trazer de casa ( feijão, alho, alface, ervilhas, favas...).
No cantinho das ervas aromáticas, à uma turma responsável, a turma dos 4 anos. Aqui também três vezes por semana se faz a manutenção: rega, retirar as ervas daninhas e recolha das ervas. o cantinho dos canteiros aromáticos suspenso é da responsabilidade pelos alunos que integram o Clube Eco Escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
A sua manutenção e monitorização é feita todas as 4º feiras. A preparação do solo, é feita através da técnica tradicional: mexer a terra com a enxada e ancinhos.
O fertilizante é natural, apenas com o resultado da compostagem feita também pelos alunos intervenientes.