Externato Limiar, Creche e Jardim de Infância

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o nosso 3º ano de horta, 2º ano neste local

2. Área aproximada da horta (m²)

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

Todos

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A participação é livre. Nas reuniões de pais e do Conselho Eco-Escolas os pais são convidados a participar na nossa horta. A participação faz-se por agendamento entre pais e educadores. São incentivadas as atividades que envolvam ativamente as crianças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças gostam de mexer na terra. Ao longo do ano vão conhecendo mais plantas e vão aprofundando mais os conhecimentos sobre o desenvolvimento de cada uma delas. Têm ainda possibilidade de ir verificando a sua evolução no terreno.
Aprendem com a própria experiência no terreno quais são as necessidades das plantas e quais são os sinais de que elas não estão bem.
Preocupam-se não só com o aspeto visual da horta, mas também com a diversidade de produtos que ela pode dar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada educadora decide com o seu grupo as tarefas que pretende desempenhar na horta. Posteriormente este plano é apresentado em reunião pedagógica onde se distribuem os trabalhos da melhor forma (horta e instituição).

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta fica mais ou menos abandonada durante os meses de inverno, pois as crianças (pequenas ainda) não realizam trabalhos na horta no período de chuvas e frio.
Na primavera precisa ser fertilizada com o nosso composto (proveniente da compostagem feita ao longo do ano) e com composto orgânico de compra. Os adultos fazem a limpeza e fertilização da mesma.
Só depois deste procedimento é que começa a ter intervenção das crianças.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de frutas e legumes oriundos da nossa cozinha, resíduos de café, folhagem seca do nosso recreio.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alecrim, azevinho, alfazema, tomateiros, morangueiros

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um tanque com peixes, ao lado da horta, do qual é utilizada algumas vezes a água. A rega é realizada, no tempo mais quente: Crianças no inicio da manhã e funcionária no fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através de observação direta do estado das plantas. Sempre que realizamos atividades na horta e quando regamos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Salada de frutas usando os nossos morangos.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Externato Limiar, Creche e Jardim de Infância

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Professor coordenador da horta: Susana Oliveira