8.1. Se sim, como e com que materiais?
É feita com as cascas e desperdicios de legumes e frutas utilizados na instituição. Pontualmente juntamos também ervas e folhas provenientes da limpeza da horta e das arvores do estacionamento.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Flores, alfaces, tomateiros, cebolas, feijoeiros, espinafres, rucula e algumas ervas aromáticas e de cheiro (poejos, menta chocolate, cidreira, erva pricipe, alfazema...)
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita sempre que necessário mas com água canalizada (da torneira)
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que vamos á horta observamos o crecimento das plantas e possiveis pragas que estejam a impedir o seu crescimento. A monotorização é feita diáriamente.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Recentemente os feijoeiros ficaram cheios de pulgões e formigas. recorremos a um "remédio caseiro": fomos colher urtigas que deixamos em água durante 5 dias e depois fomos borrifando. Afastou as formigas por uns tempos mas agora temos de novo. estamos agora a tentar plantar algumas especies de plantas que têm como função controlar as pragas .Plantamos cravos túnicos de forma a atrair as formigas sobre si.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os frutos que recolhemos (morangos por ex.) são depois repartidos pelas crianças durante as refeições. Os legumes são levados ´cozinha para confecionar saladas ou sopa. As ervas de cheiro estão ainda em processo de secagem para depois decidirmos o que fazer com elas.
15. Outros aspetos de realce da horta
É uma horta diferente por ser pequenina mas também por ser constituida por caixas de madeira cheias de terra. Esta particularidade advem da necessidade de elevar a terra e as plantas para que as crianças podessem circular pela horta sem pisar as diversas especies plantadas. Fica assim o espaço de plantação bem delimitado.
15.1. Link para a página da horta
centro paroquial de bem estar social de almalaguês no facebook