Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

transversal

3.3. N.º de alunos envolvidos

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessitamos de algo ou alguma ajuda especial. No inicio um pai ajudou-nos a construir caixas de madeira (com o aproveitamento de paletes) para organizarmos a horta. Alguns ajudaram-nos também com plantas e sementes para a nossa horta. etc

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os idosos do Centro de Dia fazem questão de trazer flores ou vegetais que têm em casa para plantarmos na nossa horta. Alguns gostam de ir até lá ver como vão as coisas. por a horta ser pequena ainda não teve grande impacto na comunidade mas as crianças gostam de ir para a horta e pedem frequentemente para ir .

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos dois grupos do pré-escolar. Que alternadamente vão á horta ver e fazer o que for necessário: regar, tirar ervas daninhas, apanhar os frutos e legumes, etc.
Há uma tabela onde são registadas a idas á horta e que lá é feito

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra com que enchemos as caixas de madeira foi apanhada debaixo das árvores dum terreno abandonado. Estamos a construir um compostor e, a trabalhar esta ideia com os funcionários da cozinha, para ter composto para adicionar á terra na próxima sementeira.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com as cascas e desperdicios de legumes e frutas utilizados na instituição. Pontualmente juntamos também ervas e folhas provenientes da limpeza da horta e das arvores do estacionamento.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Flores, alfaces, tomateiros, cebolas, feijoeiros, espinafres, rucula e algumas ervas aromáticas e de cheiro (poejos, menta chocolate, cidreira, erva pricipe, alfazema...)

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que necessário mas com água canalizada (da torneira)

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que vamos á horta observamos o crecimento das plantas e possiveis pragas que estejam a impedir o seu crescimento. A monotorização é feita diáriamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Recentemente os feijoeiros ficaram cheios de pulgões e formigas. recorremos a um "remédio caseiro": fomos colher urtigas que deixamos em água durante 5 dias e depois fomos borrifando. Afastou as formigas por uns tempos mas agora temos de novo. estamos agora a tentar plantar algumas especies de plantas que têm como função controlar as pragas .Plantamos cravos túnicos de forma a atrair as formigas sobre si.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os frutos que recolhemos (morangos por ex.) são depois repartidos pelas crianças durante as refeições. Os legumes são levados ´cozinha para confecionar saladas ou sopa. As ervas de cheiro estão ainda em processo de secagem para depois decidirmos o que fazer com elas.

15. Outros aspetos de realce da horta

É uma horta diferente por ser pequenina mas também por ser constituida por caixas de madeira cheias de terra. Esta particularidade advem da necessidade de elevar a terra e as plantas para que as crianças podessem circular pela horta sem pisar as diversas especies plantadas. Fica assim o espaço de plantação bem delimitado.

15.1. Link para a página da horta

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Publicado por: Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês

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Professor coordenador da horta: Idalina Ferreira Rosa