3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Durante a rotina diária das crianças
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram trazendo algumas sementes, plantas, ervas aromáticas para plantar, contribuindo de alguma forma para a aprendizagem dos filhos na horta.
Frequência: Quando é cultivado e é necessário plantar mais. Também contribuem trazendo terra e outros utensílios de jardinagem.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças gostam de plantar pois saiem das suas salas e contatam com o meio exterior, podendo estar ao ar livre a plantar;
As crianças contatam com o real, com a natureza, explorando o solo, o espaço, os tipos de plantas;
Tudo o que plantamos colhemos e levamos para o nosso refeitório para no caso dos legumes, a senhora da cozinha colocar na sopa...
Incentiva as crianças a comerem os legumes, pois foram estas que plantaram, logo têm mais gosto em comer.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As educadoras arranjam caixas de esferovite e dividem um número por sala, com a ajuda das crianças deitam terra e depois em pequenos grupos plantam e regam. Num dia vão 5 crianças regar, um outro dia vão outras cinco, mas todas participam na horta. Quando é para colher as coisas, as crianças também ajudam os adultos a trazer as coisas para serem confeccionadas na cozinha.
Segunda por volta das 9h vão os pré-escolares, enquanto as transições estão em atividade e por volta das 10h sobe as transições, sendo o horário rotativo e consoante as atividades extra-curriculares de cada sala.
7. Como é feita a preparação do solo?
Preparamos apenas a terra nos vasos de esferovite para as crianças plantarem.