3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Disciplinas da componente vocacional do curso de jardinagem e manutenção de espaços e Ciências Naturais
4.1. Como e com que frequência?
Indiretamente e no mercadito dos jardineiros
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Utilização da horta como um recurso relativamente à disciplina de Ciências Naturais e outras disciplinas.
Integrar a horta no jardim de forma harmoniosa e como estudo no caso do curso vocacional de jardinagem.
A venda no mercadito de produtos agrícolas biológicos produzidos pelos alunos tem ajudado a alertar a comunidade para a sua importância.
A venda dos produtos reverte a favor dos alunos, na realização de visitas de estudo ( alunos de jardinagem e NEE ), compra de sementes, instrumentos agrícolas e compra de outro material escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos estão organizados em quatro grupos de trabalho, cada grupo é responsável pela sua parcela na horta realizando diariamente as atividades de manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
No inicio do ano letivo procedemos aos trabalhos de limpeza da horta, retirando ervas, pedras, etc.
Os alunos realizam a medição e dividem a horta em quatro talhões, utilizando o fio de alinhamento. É efetuada a mobilização e fertilização do solo com fertilizante orgânico, usando os instrumentos agrícolas existentes na escola.