8.1. Se sim, como e com que materiais?
Compostagem em pilha em compostor de plástico oferecido pela Junta de Freguesia da Benedita.
Resíduos: folhas, podas. borras,cascas, restos de frutas e legumes, cortes de relva.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve, couve coração, alfaçe, favas, ervilhas, cebola, alhos, rúcula, tomates, chuchu, courgete.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta foi instalada num área ajardinada contígua ao pavilhão polidesportivo da escola que tinha já um sistema de rega montado.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Inspeção das culturas (duas vezes por semana) para verificar a presença de manchas ou mordeduras.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Preparação e pulverização de uma infusão para a lagarta da couve.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participação numa visita de estudo a uma empresa de triagem e embalamento de frutas.
Exposição de trabalhos dos alunos.
Construção de um espantalho e vasos na disciplina de expressões e ofícios.
Elaboração de um vídeo em Oficina da Cidadania.
Pesquisa e elaboração de trabalhos para exposição na vitrine da turma sobre temas relacionados com a horta e alimentos produzidos.Ciências Naturais, Produção Sustentável; Expressões e ofícios; Oficina da Cidadania; Geografia; História.
Feira de produtos hortícolas.
Visita e colaboração de outras turmas à horta.
Divulgação na comunicação social (Jornal).
15. Outros aspetos de realce da horta
Os alunos do 7º ano, turma H, do Curso Percurso Curricular Alternativo têm uma horta na escola, desde o início do ano letivo 2016/2017.Esta atividade permitiu desenvolver nos alunos competências práticas importantes que poderão ser uma mais-valia para o seu futuro. Assim, ao longo das várias fases do projeto, e nas várias disciplinas, pesquisaram sobre a origem histórico-geográfica dos produtos selecionados para cultivo, bem como os benefícios dos mesmos para a saúde e bem-estar de cada um de nós; fizeram ainda o calendário da horta; desenharam a planta da horta, fazendo as respetivas medições; arranjaram a casa dos utensílios agrícolas; fizeram um espantalho; as placas de identificação dos produtos semeados; limparam e lavraram a terra; plantaram as sementes e colheram alguns dos produtos que semearam, de entre eles, as favas, as couves e as alfaces.
Para além de todas as tarefas referidas, construíram ainda duas estufas destinadas à produção de beringelas e de melões.
Numa outra etapa do projeto, fizeram uma maqueta conjunta ilustrando a Horta, visitaram a empresa Frubaça, e assistiram a palestras relacionadas com a importância do ambiente e sobre a plantação de sobreiros.
Foi um projeto multidisciplinar, que envolveu toda a comunidade educativa. Um desafio tanto para alunos como para os professores que o orientaram. Um orgulho para os pais e encarregados de educação que acompanharam o desenrolar das atividades da Horta na Escola, desde o início.
Sobre a aprendizagem na horta, os alunos salientaram que “ foi importante para a minha formação, pois quero ser agricultor”; “ um dia podemos não ter trabalho e assim conseguimos semear alguma coisa para comer”, ou seja, no geral, consideram este tipo de Percurso Curricular Alternativo muito positivo, quer para o momento presente, enquanto alunos do 7ºano, quer para o futuro, como uma possível profissão a exercer.
Em suma, a Horta do 7ºH na escola é sinal de cultura a duplicar.