1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde a construção do edifício (19 anos).
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
(não trabalhamos por disciplinas) Valências da Cresce, Jardim de infância e 1.º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos
todos (grupos de 12 semanalmente)
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1 por semana (rotativamente)
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez por ano é dinamizada a Semana temática/Feira de projetos em que são postas em prática atividades inerentes há horta, especificamente para as famílias, como por exemplo, feira de produtos, workshop, palestras.
Todas as semanas a turma do 2º ano, depois de efetuadas as atividades na horta, escreve o "Semanário da Horta" que é publicado na página de Facebook da instituição, juntamente com as fotografias que tiram durante a atividade.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As atividades desenvolvidas no âmbito da horta desenvolvem nos alunos vários conhecimentos sobre a importância de preferir alimentos biológicos. Também lhes dá conhecimento específico sobre como cuidar de algumas plantas e desperta-lhes a curiosidade de provar novos alimentos.
À comunidade, principalmente às famílias, notamos que se sentem mais motivadas para iniciar pequenas hortas nas suas casas, mesmo em varandas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada semanalmente pelo grupo de alunos das diversas valências que é responsável pela horta em conjunto com uma educadora. Quando chegamos à horta verificamos o que foi feito na semana anterior e a cada criança é designada uma tarefa: ou semear, ou plantar, ou apenas limpar as plantas infestantes. No final de cada ida à horta, não são designadas tarefas pois temos sempre 10 min livres para brincar no espaço da horta, com uso livre das ferramentas disponíveis, onde encontramos bichinhos, pedras, ervas que discutimos se retiramos da horta e se vão para o compostor.
7. Como é feita a preparação do solo?
Não cavamos com enxada. Ano após ano verificamos que a terra está mais fofa e usamos uma forquilha para arejar o solo, sem revolver este. Depois passamos com o ancinho de dentes para retirar algumas das ervas existentes. Adicionamos composto do compostor se estiver disponível já compostado ou composto agrícola de compra certificado, para fertilizar a terra da nossa horta.