Colégio O Cantinho dos Amigos

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde a construção do edifício (19 anos).

2. Área aproximada da horta (m²)

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3 (docentes)

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

(não trabalhamos por disciplinas) Valências da Cresce, Jardim de infância e 1.º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos

todos (grupos de 12 semanalmente)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1 por semana (rotativamente)

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Uma vez por ano é dinamizada a Semana temática/Feira de projetos em que são postas em prática atividades inerentes há horta, especificamente para as famílias, como por exemplo, feira de produtos, workshop, palestras.
Todas as semanas a turma do 2º ano, depois de efetuadas as atividades na horta, escreve o "Semanário da Horta" que é publicado na página de Facebook da instituição, juntamente com as fotografias que tiram durante a atividade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As atividades desenvolvidas no âmbito da horta desenvolvem nos alunos vários conhecimentos sobre a importância de preferir alimentos biológicos. Também lhes dá conhecimento específico sobre como cuidar de algumas plantas e desperta-lhes a curiosidade de provar novos alimentos.
À comunidade, principalmente às famílias, notamos que se sentem mais motivadas para iniciar pequenas hortas nas suas casas, mesmo em varandas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada semanalmente pelo grupo de alunos das diversas valências que é responsável pela horta em conjunto com uma educadora. Quando chegamos à horta verificamos o que foi feito na semana anterior e a cada criança é designada uma tarefa: ou semear, ou plantar, ou apenas limpar as plantas infestantes. No final de cada ida à horta, não são designadas tarefas pois temos sempre 10 min livres para brincar no espaço da horta, com uso livre das ferramentas disponíveis, onde encontramos bichinhos, pedras, ervas que discutimos se retiramos da horta e se vão para o compostor.

7. Como é feita a preparação do solo?

Não cavamos com enxada. Ano após ano verificamos que a terra está mais fofa e usamos uma forquilha para arejar o solo, sem revolver este. Depois passamos com o ancinho de dentes para retirar algumas das ervas existentes. Adicionamos composto do compostor se estiver disponível já compostado ou composto agrícola de compra certificado, para fertilizar a terra da nossa horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São guardados os restos dos lanches de fruta, que são recolhidos pelos alunos da Brigada Verde que estão encarregues de os colocar no compostor. Estão encarregues também de recolher folhas secas no jardim da escola e colocar no compostor junto com os restos da fruta.
Juntamos também plantas que retiramos da horta durante a limpeza desta, tendo o cuidado de não juntarmos a flor das ervas infestantes nem deitarmos a junça que temos na horta, que é colocada em sacos que são levados para o ecocentro.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No outono-inverno semeámos/transplantámos coentros, espinafres, alhos, cebola, couve portuguesa, cenouras, batatas, alfaces, ervilhas, favas e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No inverno apenas regamos quando realizamos as sementeiras. A horta tem problemas de drenagem e acumula sempre alguma água após a chuva. Na primavera e no verão são os alunos do 2º ano que vão diariamente (rotativamente e a pares) fazer a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente quando vamos à horta verificamos o crescimento das nossas hortícolas e nesse momento verificamos se estão a crescer como esperado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificámos que os pássaros comeram as primeiras alfaces e os rebentos novos das ervilhas, que tivemos de semear novamente. Com as alfaces novas fizemos a experiencia de colocar 6 tapadas com um garrafão de plástico e 3 sem proteção, para evitar o ataque dos pássaros e protegê-las da geada.
As couves portuguesas foram atacadas pela lagarta que tratámos com Turex, pois sabíamos que era um produto inócuo para os restantes habitantes da horta e para as crianças.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Feira de produtos hortícolas biológicos; workshops de germinados de sementes (para pais); palestras sobre a importância da escolha de produtos hortícolas biológicos (para alunos); Oferta de sementes de espinafres para germinar em casa (estímulo para iniciar uma horta em casa); Workshop de girassóis (sementeira de girassóis para oferecer às famílias); utilização de alfaces da horta na salada dos alunos; estudo de conteúdos de matemática (medidas).

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

(Semanário da horta - publicado semanalmente) https://pt-pt.facebook.com/O-Cantinho-dos-Amigos-103530166355452/

 

Publicado por: Colégio O Cantinho dos Amigos

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Professor coordenador da horta: Ângela Batista