Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola, existe uma horta há 9 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Educação para a Cidadania, Matemática e Português.

3.3. N.º de alunos envolvidos

96

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

7

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos, visitam o espaço com os seus filhos e ajudam, sempre que podem, na sua manutenção.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares e de alguns pais.
Há ainda um talhão que é gerido pelos utentes do Centro Cívico.

7. Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores ou auxiliares. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, etc. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, cenoura com cebolas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Durante os últimos dois anos, não se registaram quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as cuturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confecionam-se lanches saudáveis com alface e tomate, sopas com diversos legumes, doces com as frutas colhidas no pomar que rodeia a horta, e, durante a semana dedicada ao ambiente ( primeira semana de junho), realiza-se a venda de produtos da horta num "Lojinha pedagógica".

15. Outros aspetos de realce da horta

Trata-se de um projeto que envolve toda a comunidade, quer escolar quer local, que tem vindo a crescer com o apoio dos elementos da Junta de Freguesia, que chama a atenção de quem passa junto ao edifício da escola por se localizar de forma bem visível, e que tem crescido em tamanho a cada ano que passa. Não se trata de mais um projeto da escola, mas sim de um grande projeto da nossa comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

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Professor coordenador da horta: Maria João Fernandes Sousa Abreu