8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, etc. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, cenoura com cebolas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Durante os últimos dois anos, não se registaram quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as cuturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confecionam-se lanches saudáveis com alface e tomate, sopas com diversos legumes, doces com as frutas colhidas no pomar que rodeia a horta, e, durante a semana dedicada ao ambiente ( primeira semana de junho), realiza-se a venda de produtos da horta num "Lojinha pedagógica".
15. Outros aspetos de realce da horta
Trata-se de um projeto que envolve toda a comunidade, quer escolar quer local, que tem vindo a crescer com o apoio dos elementos da Junta de Freguesia, que chama a atenção de quem passa junto ao edifício da escola por se localizar de forma bem visível, e que tem crescido em tamanho a cada ano que passa. Não se trata de mais um projeto da escola, mas sim de um grande projeto da nossa comunidade escolar.
15.1. Link para a página da horta