Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi iniciada em 2015/16, mas reformulada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

45 (m2)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

As atividades são transversais a todas áreas curriculares, mas sobretudo à área do conhecimento do mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

No início com a recolha e pintura dos pneus, posteriormente na escolha, plantação ou sementeira das plantas com as crianças. Posteriormente na fertilização da terra com estrume de cavalo e cinza que trouxeram de casa. Ao longo do ano letivo, acompanhando o crescimento dos legumes, sugerindo "remédios" para as pragas e finalmente confeccionando pratos saudáveis com os legumes que as crianças levaram para casa. Participaram ainda na construção de canteiros, do espaço da "Cozinha de lama", na oferta das plantas ornamentais e na elaboração dos espantalhos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Permitiu a toda a comunidade( familiares, auxiliares, docentes e autarquia) reconhecer que é possível criar uma horta sem recursos a adubos ou pesticidas. Por outro lado foi possível ainda confirmarem o sabor e a qualidade dos alimentos daí resultantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente uma criança de cada sala é responsável pela rega dos morangueiros. Cada criança é responsável pela sua pequena horta (rega, pragas e ervas daninhas). Os adultos e o grupo acompanham os restantes canteiros.

7. Como é feita a preparação do solo?

Devido à constituição do solo à base de argila (que estimulou a pesquisa e exploração de diferentes tipos de solo e a importância do solo vegetal), foi necessária a intervenção do Município local na drenagem da água. Posteriormente tivemos que seleccionar e pedir ao Município o transporte da terra vegetal que foi fertilizada com estrume de cavalo e cinza. As crianças ficaram responsáveis por encher o pneu para posterior plantação.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas daninhas da horta, restos do refeitório e cascas da fruta do lanche das crianças.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram ainda criados os canteiro das ervas aromáticas (alfazema e rosmaninho para posterior elaboração de sais e sabonetes), os morangueiros plantados em garrafas e paletes à volta da "Cozinha de Lama", o canteiro das plantas ornamentais (trazidas pelas crianças) e o canteiro dos cactos e suculentas (para exploração deste tipo de plantas). Existe ainda um pequeno lago, no centro da horta, com plantas aquáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi adquirido um depósito em plástico e colocado de forma a recolher a água da chuva que escorre do telhado da escola. Ao lado da "Cozinha de lama" existem ainda recipientes que as crianças deixam para recolher a água e utilizarem naquele espaço.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das praga é feita sempre que as crianças brincam no espaço, sobretudo ao intervalo da manhã e da tarde e quando cuidam do sua horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Logo no início da sementeira e plantação, os pássaros faziam visitas regulares e as crianças construiriam alguns espantalhos com apoio dos E.E. Posteriormente tivemos a visita dos caracóis, fizemos pesquisa sobre os mesmo e recorremos à cinza para os afastar. A horta sofreu um "ataque" de pequenos piolhos que foi combatida com uma solução de água e sabão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

As crianças cuidam diariamente dos peixes que existem no lago e observaram a transformação dos ovos da rã (no aquário da sala) em girinos que passaram também a fazer parte do lago. Nas salas de atividade existem ainda bichos da seda e tartarugas.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Alguns legumes foram vendidos na feira Medieval, outros utilizados no refeitório na confecção de pratos saudáveis. No âmbito do projeto PES ( educação para a saúde) foram exploradas a qualidade e importância dos legumes numa alimentação saudável. Na área das ciencias as crianças tiveram oportunidade de descobrir, observar e explorar o mundo das plantas, que incluiu diferentes tipos de aprendizagens e construção de conceitos mais rigorosos, facultando uma atitude científica e experimental (experiências sensoriais ou relacionadas com a necessidade das plantas, germinação, corantes naturais, essências...).

15. Outros aspetos de realce da horta

Foram divulgadas algumas atividades no site do agrupamento de escolas, no jornal e rádio local. Referimos a participação e acompanhamento das atividades pelos alunos e docentes do 1º Ciclo. Associado à construção da horta, as crianças iniciaram um projeto de pesquisas que apresentavam aos colegas em grande grupo (3 salas), despertando o interesse do grupo pelas temáticas, permitindo perceber a importância das plantas no equilíbrio dos sistemas que suportam a vida na terra. Com a colaboração em outros projetos do eco escolas (recolha de roupas, pilhas, papel diapositrão e outros), pretendemos contribuir para que os alunos aprendam gradualmente a ser cidadãos conscientes.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil

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Professor coordenador da horta: Jorge Manuel de Matos Silva