8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com as ervas daninhas da horta, restos do refeitório e cascas da fruta do lanche das crianças.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram ainda criados os canteiro das ervas aromáticas (alfazema e rosmaninho para posterior elaboração de sais e sabonetes), os morangueiros plantados em garrafas e paletes à volta da "Cozinha de Lama", o canteiro das plantas ornamentais (trazidas pelas crianças) e o canteiro dos cactos e suculentas (para exploração deste tipo de plantas). Existe ainda um pequeno lago, no centro da horta, com plantas aquáticas.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi adquirido um depósito em plástico e colocado de forma a recolher a água da chuva que escorre do telhado da escola. Ao lado da "Cozinha de lama" existem ainda recipientes que as crianças deixam para recolher a água e utilizarem naquele espaço.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização das praga é feita sempre que as crianças brincam no espaço, sobretudo ao intervalo da manhã e da tarde e quando cuidam do sua horta.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Logo no início da sementeira e plantação, os pássaros faziam visitas regulares e as crianças construiriam alguns espantalhos com apoio dos E.E. Posteriormente tivemos a visita dos caracóis, fizemos pesquisa sobre os mesmo e recorremos à cinza para os afastar. A horta sofreu um "ataque" de pequenos piolhos que foi combatida com uma solução de água e sabão.
13.1. Se sim, que espécies?
As crianças cuidam diariamente dos peixes que existem no lago e observaram a transformação dos ovos da rã (no aquário da sala) em girinos que passaram também a fazer parte do lago. Nas salas de atividade existem ainda bichos da seda e tartarugas.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Alguns legumes foram vendidos na feira Medieval, outros utilizados no refeitório na confecção de pratos saudáveis. No âmbito do projeto PES ( educação para a saúde) foram exploradas a qualidade e importância dos legumes numa alimentação saudável. Na área das ciencias as crianças tiveram oportunidade de descobrir, observar e explorar o mundo das plantas, que incluiu diferentes tipos de aprendizagens e construção de conceitos mais rigorosos, facultando uma atitude científica e experimental (experiências sensoriais ou relacionadas com a necessidade das plantas, germinação, corantes naturais, essências...).
15. Outros aspetos de realce da horta
Foram divulgadas algumas atividades no site do agrupamento de escolas, no jornal e rádio local. Referimos a participação e acompanhamento das atividades pelos alunos e docentes do 1º Ciclo. Associado à construção da horta, as crianças iniciaram um projeto de pesquisas que apresentavam aos colegas em grande grupo (3 salas), despertando o interesse do grupo pelas temáticas, permitindo perceber a importância das plantas no equilíbrio dos sistemas que suportam a vida na terra. Com a colaboração em outros projetos do eco escolas (recolha de roupas, pilhas, papel diapositrão e outros), pretendemos contribuir para que os alunos aprendam gradualmente a ser cidadãos conscientes.