Escola EB1/PE do Jardim da Serra

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

TIC, Ensino Recorrente, Expressão Plástica e Biblioteca.

3.3. N.º de alunos envolvidos

144

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboraram com a doação de plantas à escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Algumas famílias procuram informação na escola sobre a utilização dos produtos, a aquisição dos mesmos e também sobre os malefícios dos químicos utilizados anteriormente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Elaboramos mapas com a calendarização e tarefas por turma. Cada turma,tem uma assistente operacional que acompanha nos trabalhos da horta além das professoras .

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi feito o empalhamento com palha de trigo e centeio.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor que existe ao fundo da horta. Utilizamos os seguintes materiais: folhas de árvores e de plantas colhidas aquando da jardinagem ou da limpeza do pátio e do campo polivalente; restos de hortícolas, de legumes; cascas e rama.
Vamos colocando estes produtos alternadamente no solo. Primeiro os castanhos, depois uma pequena camada de terra ou de composto, depois os verdes e assim sucessivamente. sempre que colocamos alguma camada de matéria vegetal no compostor espalhamos sobre ela um pouco de água para facilitar o processo. Quando a fermentação já esta bem encaminhada reviramos o composto, de modo a que os materiais que estão nas extremidades do compostor possam ir para o centro, ficando assim a compostagem mais uniforme.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, cerejeiras , nespereira e produtos hortícolas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido maioritariamente feita pelas chuvas que têm sido abundantes e também por aspersão manual com mangueira com água de um reservatório público.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas e caracóis.Colocamos à volta das plantas camadas de cinza retirada do sistema de Aquecimento a Biomassa.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercado - vendemos os produtos da horta à comunidade educativa, a preço simbólico, para ajuda na compra das sementes;
- Algumas refeições da escola contêm produtos da horta;

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Jardim da Serra

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Professor coordenador da horta: Rosina Domingos Rebelo Spínola Faria