3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação especial; Português funcional; Matemática funcional; desenvolvimento pessoal e social; oficina; Ecologia
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são convidadas a contribuir com sementes e plantas para a Horta. Durante as feiras/ vendas de produtos da horta as famílias de alunos da escola assumem-se como compradoras.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Sendo os alunos diretamente envolvidos de currículos específicos individuais, a horta e tudo o que a ela está ligado (fabrico de compotas, fabrico de vinagres e azeites aromatizados com ervas da horta, feiras vendas , reciclagem de vasos ( pintura) para novas plantas que serão posteriormente colocadas à venda , compostagem, alimentação dos animais existentes na escola, feiras/venda ) apoiam o desenvolvimento curricular , desenvolvem a literacia da informação e a numeracia. São os alunos que pesam e medem os alimentos a dar aos animais, compram -nos ( acompanhados pelas professoras de Educação especial) , fazem a contabilidade ( registo de vendas e apuramento de verbas), vendem nas feiras internas os produtos produzidos , entregam na a cantina os vegetais e ervas aromáticas necessários à confeção da ementa, colaboram na plantação, na colheita, rega etc.
Para além de contribuírem para melhorar resultados académicos, a horta desenvolve sobretudo competências de cidadania e de preparação para a vida ativa, contribuindo igualmente para desenvolver a autonomia , a inclusão, os valores ecológicos, o respeito pela natureza e o trabalho como algo necessário ao sucesso social.
Quando há visitas à escola são os alunos que fazem a visita guiada à horta , aos capoeiros de galinhas de raça autóctone e a espaços onde existem outros animais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita em parceria pelos alunos e pelos funcionários. Em cada fase, os alunos participam , tendo tempos destinados de determinadas áreas do seu currículo específico para adquirir saberes ( leitura e pesquisa) e através da prática ( fazer) . Todos os dias os alunos têm tarefas nessa área.
Há alunos com tarefas definidas que tem que cumprir. Noutras tarefas é o grupo que se organiza e distribui funções.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza - ao longo do ano, manualmente por alunos, professores e funcionários.
Mobilização - É usado trator para lavrar a terra e abrir regos no espaço da horta/couves. Na restante horta é feito manualmente pelos alunos e funcionários. A mudança de espécies , renovação é feita pelos mesmos.
A fertilização é feita com recurso à compostagem e com estrume dos galinheiros.