Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio; Conhecimento do Mundo; Cidadania e Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Doando plantas e sementes, na preparação da terra e apoiando e explicando como se faz uma sementeira ou plantação.
O seu envolvimento verifica-se, principalmente, na altura da sementeira

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O grande impacto na comunidade verifica-se na altura da Feira das Sopas a realizar na comunidade por uma instituição (Projeto Radical), parceira do Projeto Eco-Escolas.
Este ano, a instituição não realizou a referida Feira mas os alunos já andam a perguntar "quando é que fazemos e comemos aquela sopa da Feira".

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Organização de um calendário com a distribuição de tarefas pelas turmas de escola, (pré e 1º ciclo)

7. Como é feita a preparação do solo?

Como é uma horta vertical, preparada em paletes, em garrafões e em latas o terreno é preparado com estrume, mato e terra e depois distribuído pelos locais já da horta indicados.
A fertilização é feita a partir de estrume produzido por animais de alguns alunos.
A mobilização é feita a partir da responsabilidade dos alunos por cuidar de cada espaço da horta, referente a cada turma.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os produtos locais como cebolas, alfaces, cenouras, salsa, tomateiros, couves, espinafres, morangueiros e ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Estão constituídas equipas, por turma, de acordo com um calendário para gerir a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Como a horta é pequena e está exposta ao sol não se têm verificado pragas na nossa horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Feira das Sopas de São Martinho da Cortiça, promovido pela instituição Projeto Radical, parceiro do nosso Projeto Eco-Escolas.

15. Outros aspetos de realce da horta

O interesse constante dos alunos verificando diariamente o desenvolvimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça

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Professor coordenador da horta: Maria João Costa Cavaleiro