Escola EB 2,3 de Alpendorada

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 34

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Um exmplo é os alunos gostarem de comer nas sandes as alfaces da estufa.
A produção de hortaliças é dividida pelos funcionários e professores e estes ficam espantados e gostam de levar os produtos da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O coordenador Eco-Escolas no seu horário faz semrpe a monitorização. O che dos assistentes operacionais divide tarefas com outros assistentes que colaboaram na horta e estufa. Os alunos também participam sempre que é definida uma tarefa com eles.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpa-se tudo e é tudo cavado depois e feita a mistura com composto produzido na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Alguns secos tipo folhas e restos de hortaliças e afins da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ropolho
Ervilhas
Favas
Couve nabiça
Couve galega
Alfaces
O canteiro aromático na mesma zona com alecrim. limonete, salva, oregãos, loureiro, alfazema, hortelã-pimenta, segurelha, rosmaninho.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com um ponto de água na estufa e outro na horta. A rega é feita sempre que se justifica.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Basicamente o que aparece são caracois, mas é fácil de controlar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Distribuição dos produtos na sala dos professores e funcionários sempre que há colheitas.

15. Outros aspetos de realce da horta

A estufa e o canteiro aromático.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Alpendorada

avatar

Professor coordenador da horta: Américo Adriano da Rocha Campos