2. Área aproximada da horta (m²)
50 m2, embora tenha tendência a ser progressivamente alargada
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Biologia e Geologia; Ambiente e desenvolvimento rural; Biologia; Educação visual; Ciências do Ambiente; Ciências Naturais
4.1. Como e com que frequência?
Em alguns sábados são convidadas a prestarem a sua colaboração (com os mais variados recursos), tendo sempre à sua espera um pic-nic, para reforçar os laços entre todos, de forma saudável.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A sensibilização tem sido realçada, quer pelos alunos, quer pelos encarregados de educação, que já promovem pequenas hortas mesmo em apartamentos; desenvolvem as suas capacidades em prol da educação ambiental, articulados os vários subprojetos, nomeadamente a compostagem para as hortas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as turmas têm um espaço que é da sua responsabilidade e supervisionada pelo respetivo diretor de turma. Por sua vez, os coordenadores do projeto, em conjunto com um outro projeto que nasceu este ano na escola (em seguimento da linha do Eco Escolas) - Floresta pedagógica, supervisionamos todo o espaço, para verificarmos como está a manutenção da área.
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo é feita a partir da compostagem recolhida na cantina e com os recipientes de resíduos orgânicos espalhados pela escola. Todo esse material é acondicionado em caixas de compostagem e posteriormente espalhado como fertilizante. Este ano também demos início à construção de camas altas, com material recolhido diretamente do espaço onde a construção é feita.