Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2, embora tenha tendência a ser progressivamente alargada

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Biologia e Geologia; Ambiente e desenvolvimento rural; Biologia; Educação visual; Ciências do Ambiente; Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

132

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

7

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Em alguns sábados são convidadas a prestarem a sua colaboração (com os mais variados recursos), tendo sempre à sua espera um pic-nic, para reforçar os laços entre todos, de forma saudável.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A sensibilização tem sido realçada, quer pelos alunos, quer pelos encarregados de educação, que já promovem pequenas hortas mesmo em apartamentos; desenvolvem as suas capacidades em prol da educação ambiental, articulados os vários subprojetos, nomeadamente a compostagem para as hortas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas têm um espaço que é da sua responsabilidade e supervisionada pelo respetivo diretor de turma. Por sua vez, os coordenadores do projeto, em conjunto com um outro projeto que nasceu este ano na escola (em seguimento da linha do Eco Escolas) - Floresta pedagógica, supervisionamos todo o espaço, para verificarmos como está a manutenção da área.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo é feita a partir da compostagem recolhida na cantina e com os recipientes de resíduos orgânicos espalhados pela escola. Todo esse material é acondicionado em caixas de compostagem e posteriormente espalhado como fertilizante. Este ano também demos início à construção de camas altas, com material recolhido diretamente do espaço onde a construção é feita.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com todos os resíduos recolhidos nos contentores de resíduos orgânicos espalhados pela escola, em especial o material recolhido na cozinha/ cantina da escola e polivalente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

São essencialmente ervas aromáticas, chás e algumas fruteiras arbustivas, como é o caso dos mirtilos e das framboesas. Também é realizada a cultura de sementeiras mais sazonais, como por exemplo as favas que neste momento estão a ser apanhadas e consumidas na cozinha pedagógica.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Procurou-se fazer uma cobertura mais eficaz das culturas com palha para promover a conservação da humidade noturna, evitando o excesso de consumo de água para a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a observação direta e semanalmente para controlo de pragas. Verifica-se que, para além de alguns caracois, não são registados casos significativos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os encarregados de educação têm mostrado empenho e motivação, querendo ver o crescimento das culturas da horta.
Os produtos produzidos são consumidos no restaurante pedagógico e, por vezes partilhados com famílias carenciadas.

15. Outros aspetos de realce da horta

O espaço passou a ser mais rentabilizado e visualmente mais agradável. A comunidade educativa revela satisfação pelo projeto desenvolvido.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

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Professor coordenador da horta: Rosa Maria de Almeida Maia