8.1. Se sim, como e com que materiais?
O compostor é colocado debaixo de uma árvore para evitar a secagem e o aquecimento excessivo do composto e é colocado em cima da terra de modo a drenar facilmente e permitir a entrada de microorganismos benéficos para o processo. A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas e cascas de ovos) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma). O fundo do compostor é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos. Cada camada é humedecida.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervilhas, feijão, favas e morangeiros.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida em depósitos para o efeito e posteriormente as culturas são regadas consoante as necessidades e sempre em horas de menor calor.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita todas as semanas pelo grupo de alunos pertencentes ao Clube Eco-Mistério. Todos os dias estes alunos vão à horta no entanto, a monitorização é feita mais atentamente uma vez por semana por observação direta. Estes dados são registados em folha própria para o efeito.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Alguns dos alimentos recolhidos na horta biológica são confeccionados na cantina da escola.
15.1. Link para a página da horta
https://pt-pt.facebook.com/patiodainesmg/ http://patiodaines-m.ccems.pt/