Centro Educativo dos Olivais

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta em canteiro existe na escola desde 2010. A horta vertical foi criada no ano letivo de 2015/2016 e este ano continuamos com o projeto.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta em canteiro tem cerca de 9 m2, repartidos pelo solo e por dois canteiros em madeira imitando uma escada. Este ano temos continuamos com a horta vertical feita com recurso a cestos da fruta (cerca de 12 unidades).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Curso EFA de Jardinagem

3.3. N.º de alunos envolvidos

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

0

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

Não se aplica

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este espaço surgiu no sentido de alertar estes jovens, muitos deles oriundos da cidade, para a importância da agricultura e possibilitar que percebam como funciona todo o processo, desde a sementeira até à chegada dos alimentos à nossa mesa.
Com esta pequena horta escolar, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Implantar a Horta, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
- Otimizar o processo educacional destes alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada permitindo-lhes ganhar conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos (jardinagem vs agricultura biológica);
- Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las aos seus familiares e consequentemente, aplicá-las em hortas caseiras e comunitárias quando regressaram às suas coletividades.
- A existência de horta na escola é ainda importante para enriquecer e auxiliar a mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos para a conservação do meio ambiente, através do aumento da sensibilização sobre as estações do ano e da compreensão do processo de produção de alimentos de qualidade( nutritiva e sabor);

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos jovens que compõem o grupo de formação e pela Formadora da Formação Tecnológica de Jardinagem.
Como é um grupo pequeno, consegue-se que todos os jovens participem nas diversas tarefas a realizar durante o ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos canteiros, é feita com o auxílio de algumas ferramentas como enxadas, ancinhos, sachos, plantadores, forquilhas e carrinho-de-mão.
Após procedermos à limpeza dos resíduos (restos de culturas e ervas) existentes no solo, revira-se a terra juntamente com a matéria orgânica a uns 15cm de profundidade, com a enxada. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros resíduos, nivelando o terreno, para posterior plantação das várias plantas (que foram anteriormente semeadas na estufa), com a ajuda de um plantador.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Conscientes da importância da reciclagem dos nossos resíduos, desde 2009 que fazemos compostagem.
O composto é a melhor forma de matéria orgânica para a horta/jardins. Este produto é obtido da compostagem dos resíduos dos jardins, em especial as folhas, as flores, a relva, os resíduos das podas (após serem triturados), alguns restos da cozinha e os restos da horta). Temos uma pilha feita no chão e três compostores em plástico.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta vertical, a rega é feita recorrendo à gota-a-gota.
No canteiro, a rega é feita à mão com recurso a uma mangueira e regador.
Esta é uma área que este ano queremos investir, através da criação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita de forma visual. O controlo de pragas e doenças é feito com o recurso de macerados (ex: alho; urtiga…), cinza da lareira e a utilização de consociações.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para além da participação em concursos como este, atualmente os alimentos colhidos vão no sentido de serem utilizados pelos jovens que estão em fase de autonomia e participam num treino de competências no sentido de perceberem como podem utilizar estes alimentos na sua alimentação quando regressarem à sua vida exterior ( confecionar sopas, doces, compotas,...).

15. Outros aspetos de realce da horta

Este projeto tem por finalidade favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, tendo por base os ideais da agricultura Biológica. A nossa horta prima pela conjugação de flores, plantas aromáticas, hortícolas e algumas espécies de pequenos frutos, no sentido de criar um espaço colorido e dinâmico. A criação deste espaço permitiu ainda o reaproveitamento de recursos (paletes, cestos de plástico de armazenamento de fruta, cujo destino era o lixo) e a reciclagem dos principais resíduos produzidos nos jardins através do processo da compostagem (relva,folhas, borra de café, cinza da lareira,...)

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Centro Educativo dos Olivais

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Cristina de Almeida Nunes Delgado Vicente