Escola EB 2,3 D. Domingos Jardo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou em outubro

2. Área aproximada da horta (m²)

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Visual, Ciências Naturais, Físico-Química e Eduação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos cuidam da horta duas vezes por semana, durante uma hora.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos têm demonstrado cuidado na preservação do espaço da horta.
Também a restante comunidade educativa, em especial os assistentes operacionais, tem revelado um carinho especial por este espaço, contribuindo para a sua manutenção e preservação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante a semana, às segundas e sextas feiras na parta da manhã, os alunos envolvidos no projeto realizam os trabalhos da horta, sob orientação dos docentes dinamizadores do projeto.
O assistente operacional, Sr. Quirino, colaboram em várias tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado com uma moto cultivadora com a ajuda do assistente operacional Sr. Quirino. Posteriormente os alunos com a ajudada de instrumentos de cultivo prepararam o solo para receber as plantas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de plantas, ervas secas e verdes provenientes do corte, ramos e alguns restos de frutas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram cultivadas, alfaces, favas, alho francês, vários tipos de couve e ervas aromáticas (salsa e coentros).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos do Eco-Escolas sempre que necessário.
Os alunos utilizaram um regador ou então uma mangueira caso seja necessário regar uma grande extensão da horta.
No entanto o tempo tem ajudado e a chuva tem-nos ajudado a poupar água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, por observação direta, faz-se a avaliação do estado sanitário das culturas e quando for necessário combatem as doenças com produtos naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realização de um mercado biológico com produtos colhidos na nossa horta e confeção de uma sopa com legumes cultivados na nossa escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

As minhocas encontrados na horta serviram para o desenvolvimento do Projeto "Newton gostava de ler- Biodiversidade da manta morta - em parceria com a Biblioteca Escolar.
O tema da sustentabilidade associado à criação de eco-hortas comunitárias foi desenvolvido associado aos Objetivos dos Milénio propostos pela ONU.
Foram ainda abordados temas relativos aos serviços dos ecossistemas tais como o suporte, a regulação, a produção e culturais onde se debateu a necessidade de uma nova forma de utilização dos recursos naturais.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D. Domingos Jardo

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Professor coordenador da horta: Emília da Costa Melo e Maria Idalina Andrade Simões