8.1. Se sim, como e com que materiais?
A pilhagem fornece carbono ao solo. Os restos não colhidos ficam no terreno para decomposição orgânica, ecológica e biológica.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Colocação de diversidade de plantas: couves, salsa, cebolas, favas e plantas aromáticas.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando chove ou então quando muitos dias de bom tempo seguidos os alunos são convidados a participar.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Através de grelha de observação, pontualmente (1 vez por mês); registado em sumário de infoponto.
Em cada visita é efectuada a observação dos auxiliares e das pragas, sendo estas destruídas manualmente (caso dos insectos).
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagartas colhidas e dadas às galinhas caseiras da professora Coordenadora.
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas estão na casa da coordenadora.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos (sopa e puré)
Criação de um jogo sobre a horta biológica e grupo de nutrientes, elaboração de 3 D uma pirâmide dos alimentos.
Criação de uma música tecno e transe baseado, na motivação dos alunos pela Horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa horta é um espaço de cariz lúdico e pedagógico, um instrumento essencial para a veiculação da mensagem tu podes semear, cultivar os teus próprios alimentos, na escola, em casa, e fazer uma alimentação biológica e ecológica (uma vez que no inquérito surgiu confusão com as palavras ecológicas e biológico). Com pouco se faz muito!
15.1. Link para a página da horta
http://ecoescolasecundariamanueladearriaga.blogspot.pt; jornal tribuna das ilhas, incentivo e rádio local.