Escola Básica Ribeiro de Carvalho

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe há cerca de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

350

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram convidadas a participar no projeto fornecendo algumas sementes, plantas, utensílios, terra e ainda mão de obra para trabalhar a terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A dinamização da horta servirá para que os nossos alunos possam ter um contacto mais próximo com a natureza, desenvolvam a sua sensibilidade pela preservação e percebam a origem dos alimentos.
A nossa horta também permitiu o envolvimento dos pais/ familiares em projetos da escola.
Partindo da horta os alunos trabalharam algumas áreas curriculares nomeadamente o português e o estudo do meio.
Salientamos também o facto de serem os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar deste espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?


A manutenção da horta é feita rotativamente pelos alunos envolvidos, no entanto a maior parte das vezes são os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar deste espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e fertilização da horta é feita rotativamente pelos alunos envolvidos, no entanto a maior parte das vezes são os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar deste espaço.
As famílias dos alunos também são convidadas a participar na manutenção do espaço.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos de limpeza da horta, com folhas secas, com restos de vegetais, casca de fruta, café e palha...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

O objetivo é ter uma horta com alguma diversidade. Assim temos: cebola, alho, alface, couve, brócolos, tomate, ervilhas, favas, morangos, plantas aromáticas como salsa, coentros , hortelã, manjericão, tomilho, alecrim e funcho.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com mangueira e regador ( rotativamente pelos alunos envolvidos no projeto), com água da chuva ou nos dias de muito calor com a rega automática.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta diária e o controle de eventuais pragas é feito manualmente sem recurso a qualquer químico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Partindo da horta os alunos trabalham algumas áreas curriculares nomeadamente o português, o estudo do meio e a expressão plástica.
Confecionaram alguns alimentos, elaboraram receitas que estão expostas no refeitório da escola e ainda realizaram pesquisas sobre alguns produtos, nomeadamente as ervas aromáticas.

15. Outros aspetos de realce da horta

O facto de termos os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência a cuidar da horta, de termos na nossa escola uma horta biológica, de alguns produtos da horta estarem destinados à confeção de pratos a servir aos alunos no refeitório da escola. O facto dos nossos alunos, que vivem num meio urbano, rodeados de prédios, contatarem com a " terra" e com as diversas fases de desenvolvimento das plantas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica Ribeiro de Carvalho

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Professor coordenador da horta: Elisabete Robalo Fonseca Lourenço Querido