8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita no colégio, num compostor oferecido pela Câmara Municipal de Gaia, utilizando restos da cantina do colégio (vegetais crus, cascas de fruta, arroz e massa cozinhada, cascas de ovos, etc) e com resíduos provenientes do nosso jardim (folhas, ervas daninhas, restos de relva cortada, flores, etc.). Os resíduos são separados, recolhidos e colocados dentro do compostor. Sempre que necessário, regamos ligeiramente os materiais de modo a manter uma humidade adequada. Duas vezes por semana, em dias alternados, a pilha de compostagem é remexida.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Coentros, Tomilho, Rosmaninho, Orégãos, Manjericão, Salsa Gigante, Aipo, Hortelã e Rúcula.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A gestão das regas é feita por cada uma das educadoras ou professores titulares das turmas. Foi elaborada uma escala semanal, de modo a que em cada semana fique uma turma responsável pela rega da horta. Os alunos escolhidos, no intervalo da manhã verificam os caixotes, e em caso de necessidade, regam as plantas.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Algumas das ervas aromáticas, tais como a salsa, os oregãos e a hortelã foram utilizadas na confeção de alguns pratos da cantina, e na confeção de bebidas aromatizadas com frutas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Com a construção e o cuidar da horta, a relação entre os alunos, alunos/professores e alunos/ambiente foi melhorando. Notou-se que e os laços afetivos entre eles foram fortalecidos e que existe agora um maior cuidado e respeito pela natureza. Também foi notório que este projeto conseguiu envolver os alunos e que isso se manifestou na sala de aula.