Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2017

2. Área aproximada da horta (m²)

6

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e Oferta Complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos

128

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

12

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas no inicio do projeto, uma vez que lhes foi explicado o que se pretendia construir e lhes foi solicitada a sua contribuição, trazendo sementes de ervas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta serviu como objeto de estudo interdisciplinar, uma vez que em torno dela se discutiram temáticas como a sustentabilidade, educação financeira, alimentação, preservação do meio ambiente, tipos de plantas e tipos de raízes, etc.
Serviu ainda para promover junto da nossa comunidade escolar hábitos sustentáveis e amigos do ambiente, tendo vários encarregados de educação e funcionários construído a sua própria horta em casa, baseando-se nas técnicas e materiais utilizados na construção da nossa horta.
Entre os benefícios alcançados com o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, destacamos o facto de nos ter levado a reaproveitar os resíduos orgânicos da nossa cantina para a produção de fertilizante através da compostagem, evitando assim desperdícios alimentares, a produção e utilização das ervas aromáticas na confeção das refeições da nossa cantina escolar, e ter sido uma fonte de receita, uma vez que se procedeu à venda de sacos de composto. A construção da horta promoveu ainda a autonomia e responsabilidade dos nossos alunos e incutiu neles o respeito pelo meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma escala semanal, de modo a que em cada semana fique uma turma responsável pela manutenção da horta, no intervalo da manhã

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, limpeza e fertilização do mesmo é feita pelos alunos de cada ano, com a ajuda dos professores titulares de cada uma das turmas. Cada ano (2 turmas) é responsável por um caixote.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no colégio, num compostor oferecido pela Câmara Municipal de Gaia, utilizando restos da cantina do colégio (vegetais crus, cascas de fruta, arroz e massa cozinhada, cascas de ovos, etc) e com resíduos provenientes do nosso jardim (folhas, ervas daninhas, restos de relva cortada, flores, etc.). Os resíduos são separados, recolhidos e colocados dentro do compostor. Sempre que necessário, regamos ligeiramente os materiais de modo a manter uma humidade adequada. Duas vezes por semana, em dias alternados, a pilha de compostagem é remexida.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Coentros, Tomilho, Rosmaninho, Orégãos, Manjericão, Salsa Gigante, Aipo, Hortelã e Rúcula.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão das regas é feita por cada uma das educadoras ou professores titulares das turmas. Foi elaborada uma escala semanal, de modo a que em cada semana fique uma turma responsável pela rega da horta. Os alunos escolhidos, no intervalo da manhã verificam os caixotes, e em caso de necessidade, regam as plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Algumas das ervas aromáticas, tais como a salsa, os oregãos e a hortelã foram utilizadas na confeção de alguns pratos da cantina, e na confeção de bebidas aromatizadas com frutas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Com a construção e o cuidar da horta, a relação entre os alunos, alunos/professores e alunos/ambiente foi melhorando. Notou-se que e os laços afetivos entre eles foram fortalecidos e que existe agora um maior cuidado e respeito pela natureza. Também foi notório que este projeto conseguiu envolver os alunos e que isso se manifestou na sala de aula.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal

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Professor coordenador da horta: Liliana Cristina Castro Martins