3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Jardinagem, Hortofloricultura, Pequenas Reparações, Educação Visual e Educação Tecnológica
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram sempre que possível com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes, trazem restos alimentares para a compostagem, recebendo ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares.
Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividades da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos que que participam nas atividades promovidas na horta e no seu espaço envolvente sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Alguns dos alunos adquirem conhecimentos que lhes possibilitará continuarem o seu percurso escolar nesta área (jardinagem/hortofloricultura) ou em áreas similares, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e consequentemente, uma maior integração na sociedade.
Quinzenalmente, às quartas feiras, realizam-se atividades intergeracionais com os idosos do Centro Social e Paroquial de Alfornelos que ao realizarem diferentes tarefas no espaço envolvente à horta, com a ajuda de outros intervenientes de gerações com ideais e ideias diferentes, valorizarão o seu potencial humano e os seus saberes, melhorando com certeza a sua qualidade de vida
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores e o voluntário, não havendo uma divisão de tarefas fixa – as tarefas são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos e os nossos visitantes para que participem ativamente em todas as atividades.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta e o composto proveniente das nossas pilhas de compostagem (caso esteja em condições de ser utilizado).