8.1. Se sim, como e com que materiais?
Há uma compostagem de materiais orgânicos da horta que serve a horta exterior e um vermicompostor na estufa onde as crianças colocam cascas das frutas que comem na hora do lanche e esta compostagem serve a horta da estufa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas existentes ao longo do ano letivo são: couves, batatas, favas, nabos, alfaces, tomates, ananás em estufa, ervas aromáticas e árvores de fruto.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos de cada turma retiram água do coletor de água da chuva para fazerem a manutenção da horta.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é realizada pelo responsável pelos exteriores.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Todas as quintas-feiras, o colégio vende alguns produtos da horta e a receita reverte para a manutenção da mesma. Os restantes produtos são utilizados nas sopas que o Castanheiro Solidário confeciona e oferece a famílias carenciadas.
Cada turma (do 1.º ano ao 9.º ano) desenvolveu um projeto em torno do Parque Ambiental. Estes projetos têm como objetivo principal contribuir para difundir conhecimentos e potenciar o Parque Ambiental como um espaço para a exploração pedagógica.
15. Outros aspetos de realce da horta
Foi criado um espaço de lazer com bancos na zona dos animais e das árvores de fruto para que os alunos possam ir ao Parque Ambiental tirar partido daquele espaço.