3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Todas as áreas curriculares inerentes à Educação Pré-Escolar
4.1. Como e com que frequência?
Com a oferta e venda dos produtos colhidos (como aconteceu na Comemoração do Dia do Agrupamento, a 4 de abril de 2017); com a partilha de notícias sobre o desenvolvimento da horta e atividades realizadas sobre a mesma.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças mostraram-se concentradas e empenhadas durante a realização de atividades relacionadas com a horta fosse de observação, registo de evolução, identificação de problemas, quer na limpeza de terreno das ervas daninhas, ou até mesmo na colheita dos legumes.
Também se mostraram incentivadas para o cuidar da natureza e dos animais que foram percebendo existir na horta, aprendendo a necessidade e importância da sua existência.
Os alunos também se envolveram na realização de um espantalho como produto final de um projeto de literacia e de escrita criativa.
A alimentação dos alunos também sofreu melhorias no sentido em que passaram a aceitar melhor a degustação dos alimentos às refeições (na sopa, na salada, e em bolos realizados nas salas com os legumes da horta - bolo de alface, bolo de couve, ...).
A comunidade reagiu com entusiasmo ao mostrar interesse em saber notícias sobre a evolução da horta e em requisitar alguns produtos para aquisição própria.
A horta foi dinamizada num espaço de fácil observação por parte da comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta foi implementada num canteiro já existente no espaço exterior do jardim de infância.
Esse canteiro foi dividido em seis talhões com a ajuda de técnicos da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Lisboa e foi explicado e mostrado às crianças e equipa como deveria ser realizada a plantação e manutenção da horta. Cada grupo/turma de crianças do jardim de infância ficou responsável pela manutenção e cuidado de um talhão. Cada equipa organizou com os seus alunos a dinâmica de cuidado da horta, quer em divisão de tarefas, quer em frequência de deslocação e atividade (por exemplo diariamente um grupo de quatro crianças era responsável por observar o seu talhão e proceder ao seu cuidado, quer pela apanha de lixo ou ervas daninhas, quer pela rega).
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno foi mobilizado e limpo por funcionários da junta de freguesia de Santa Clara em dezembro de 2016, tendo as crianças procedido à sua manutenção ao longo da aplicação do projeto.
A Câmara Municipal cedeu terra e fertilizante natural para melhorar as condições do terreno.